Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Novas Narrativas dos Media

Código

722011066

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Ciências da Comunicação

Créditos

10

Professor responsável

Pedro Coelho

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

Concluída a unidade curricular, o aluno deverá estar apto a relacionar os domínios da teoria e da prática associados ao campo jornalístico; conhecer as especificidades de cada meio clássico e do online, de modo a conseguir exercer a sua acção jornalística em cada um deles; discutir e analisar os cruzamentos e apresentar um mesmo trabalho jornalístico adaptado à especificidade\identidade da televisão, do jornal\revista, da rádio e do multimedia; trabalhar, sobretudo a reportagem enquanto género jornalístico.
A concretização destes objectivos requer:
a) A apreensão das especificidades da reportagem enquanto género jornalístico, apelando ao questionamento permanente dos pormenores que determinam a identidade do género;
b) A apreensão e o questionamento permanente dos pormenores que determinam as diferenças de abordagem numa mesma reportagem, quando concebida para os diferentes suportes;
c) Uma permanente disponibilidade dos alunos para a acção jornalística no terreno;
d) Um questionamento aprofundado do jornalismo e dos princípios que o enquadram.
e) Uma disponibilidade dos alunos para apreenderem as noções técnicas de base, inerentes à concepção e à edição de uma mesma reportagem para os diferentes meios.

Pré-requisitos

Não aplicável.

Conteúdo

1.A reportagem como género nobre do jornalismo.
2.O som enquanto génese da reportagem em rádio; a imagem enquanto elemento génese da reportagem em Televisão; o texto, a descrição e as fotos enquanto elementos de base da reportagem impressa; a associação desses componentes na concepção da reportagem multimedia. As características do texto em cada um dos meios. O texto enquanto legenda construtiva do som (rádio) e da imagem (televisão).
3.Discussão critica dos trabalhos jornalísticos que forem sendo produzidos pelos alunos e análise critica de reportagens feitas por jornalistas no activo, promovendo a presença, nas aulas, dos autores dessas reportagens.
4.Análise da atitude do jornalista: A Missão Social do Jornalista. Um questionamento sobre o futuro do jornalismo e sobre os novos desafios da profissão.
5.A discussão sobre o ensino do jornalismo na era do multimedia.

Bibliografia

ANDERSON, P.J.,WARD, G. (eds), The Future of Journalism in the Advanced Democracies. Aldershot: Ashgate, 2007;
ANDERSON, Bonnie M., News Flash – journalism, Infotainment, and the Bottom-Line Business of Boadcast News, ed Jossey-Bass – A Wiley Imprint, 2004;
ANDERSON, P.J.,WARD, G. (eds), The Future of Journalism in the Advanced Democracies. Aldershot: Ashgate, 2007;
CHANTLER, Paul, STEWART, Peter, Basic Radio Journalism, Focal Press, 2003.
COELHO, Pedro, Rosa Brava, Pastora de Sonhos e Outras Histórias, Oficina do Livro, Lisboa, 2007
KOVACH, Bill, ROSENTIEL, Tom, “Os Elementos do Jornalismo – O que os Profissionais do Jornalismo devem Saber e o Público Exigir”, Porto Editora, 2001.

Método de ensino

O seminário pretende centrar o olhar na reportagem enquanto género nobre do jornalismo, transformando-a em objecto de estudo permanente, através do visionamento crítico de diversas reportagens, emitidas e publicadas nos diversos meios. Paralelamente os alunos partirão para a acção jornalística criando reportagens que deverão respeitar a identidade das plataformas.

Método de avaliação

Realização de 3 pequenas reportagens – o mesmo tema para os 3 meios clássicos e online - e participação nas aulas (40%);
A realização de uma média reportagem – o mesmo tema para os 3 meios clássicos e online (60%).
Os pequenos trabalhos de reportagem, que serão realizados ao longo do semestre, atestarão a evolução individual do aluno nas componentes teórica e prática.

Cursos