
Questões Aprofundadas de Teoria da Comunicação
Código
722011075
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Ciências da Comunicação
Créditos
10
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Aprofundar os quadros teóricos fornecidos no 1º ciclo.
b) Adquirir conhecimentos avançados que habilitem os estudantes a uma abordagem crítica das relações entre informação e comunicação.
Pré-requisitos
Não aplicável
Conteúdo
Tema1
Perspectiva comunicacional da experiência
O homem como formador de mundo: território, marca, inscrição, construção, mapeamento, divisão, diferenciação.
A experiência como horizonte de vida e como interiorização de sentidos.
A comunicação como intercompreensão e como interacção.
Redes de vida.
Tema 2
Perspectiva comunicacional da subjectividade
O modelo relacional e intersubjectivo da subjectividade não nega o sujeito, nem o exercício auto-narrativo de síntese do heterógeneo ilude a questão da identidade. Compete à linguagem fundamentar o sentido da ipseidade, articular as necessidades e os desejos, organizar a dispersão vivida e vincular a acção a princípios morais de responsabilidade social. A reflexão e a auto-reflexão conferem à experiência do reconhecimento uma dimensão estruturante do humano. A correlação entre a ideia de liberdade de escolha individual e a ideia de responsabilidade colectiva é a oportunidade de afirmação de cada um e de reciprocidade entre todos
Mundus est fabula.
Filosofias da consciência vs. Paradigma comunicacional.
Linguagem e síntese do heterogéneo.
Intersubjectividade e identidade narrativa.
Redes digitais e processos de subjectivação.
Tema 3
Philosophy in a time of terror. Dialogues with Jürgen Habermas and Jacques Derrida, Giovanna Borradori
Bibliografia
- PETERS, John D. (1999), Speaking into the air. A history of the idea of communication, Chicago: The Univ. Press
- LAMIZET, Bernard (1992), Les lieux de la communication, Liège: Pierre Mardaga
- SFEZ, Lucien (1993), Dictionnaire critique de la communication, Paris: PUF
- RODRIGUES, Adriano Duarte (1990), Estratégias da comunicação, Lisboa: Presença
- MARCOS, Maria Lucília (2001), Sujeito e comunicação. Perspectiva tensional da alteridade, Porto: Campo das Letras
- MARCOS,MARIA Lucília, (2007) Princípio da relação e paradigma comunicacional, Lisboa: Colibri
Método de ensino
Teórico-prático (60%- 40%): trabalho de seminário (exposição, leitura e comentários)
Método de avaliação
1) Participação nas sessões.
2) Realização das leituras propostas
3) Apresentação oral no seminário
4) Trabalho escrito