Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Metamorfoses do Espectáculo

Código

722011097

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Ciências da Comunicação

Créditos

10

Professor responsável

Cláudia Guerra Madeira

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

Analisar as metamorfoses existentes nos conceitos e práticas das artes cénicas numa base histórica de longa duração, dando especial ênfase às obras e processos artísticos que podem melhor explicar os hibridismos da arte actual. Analisar-se-ão entre outras as relações entre:arte e ciência, para explicar conceitos como laboratório, experimento ou quase-tipo artísticos, arte e viagens(nas suas diversas formas),para explicar a perspectiva de pesquisa etnográfica ou de contaminação, de fusão, nomeadamente
através de uma abordagem do interculturalismo;arte e vida, para discutir as transgressões aos cânones artísticos erigidos, especificamente as práticas artísticas que se inscrevem num excesso de espectacularização ou, ao inverso, numa atitude de anti-espectáculo ou de intervenção política. Esta abordagem tem por objectivo dotar o aluno de ferramentas conceptuais e teóricas que lhe permitam problematizar as artes do espectáculo contemporâneas tendo subjacente a sua contextualização histórica.

Pré-requisitos

Não aplicável.

Conteúdo

I. Os ciclos nos modos de fazer mundos cénicos – recorrências periódicas na história de longa duração Ciclos versus rupturas – Latour, Stross, Eagleton, Hannerz, Eco;
Hibridismo como paradigma dominante da arte.
II. Evolução das metamorfoses e hibridismos nas artes cénicas – “da poesia ao ciberespectáculo” .
III. Metamorfoses nos modos de fazer mundos cénicos – relações entre arte, ciência e vida .
O tema das metamorfoses/ do híbrido e dos monstros nas artes cénicas.
Metamorfoses nas práticas cénicas.
Metamorfoses do espectáculo e ciência – os conceitos laboratório, experimento e quase-tipo nas artes cénicas.
Metamorfoses do espectáculo e viagem – pesquisa etnográfica, contaminação, fusão, interculturalismo nas artes cénicas.
Metamorfoses do espectáculo e vida/ arte e real – do excesso de espectacularização ao “anti” espectáculo.

Bibliografia

GOLBERG, Roselee, A Arte da Performance – Do Futurismo ao Presente, Lisboa, Orfeu Negro, 2007.
GOODMAN, Nelson, Modos de Fazer Mundos, Porto, Edições Asa, 1995 (1978).
JENKS, Chris, Transgressions, London, Routledge, 2003.
JIMINEZ, Marc (org.), Art et Mutations: Les Nouvelles Relations Esthétiques, Paris, Klinscksieck, 2004.
LISTA, Marcela (2006), L’Oeuvre D’art Totale à la Naissance des Avant-gardes, Paris, CTHS, INHA.
MADEIRA, Cláudia (2008), O Hibridismo nas Artes Performativas em Portugal, Tese de Doutoramento, Lisboa, ICS.
KOSTELANERZ, Richard, The Theatre of Mixed Means, Great Britain, The Dial Press, 1970.
REMSHARDT, Ralf E. (2004), Staging the Savage God – The Grotesque in Performance, USA, Southern Illinois University Press.
ZOLBERG, Vera, CHERBO, Joni Maya (orgs.) (1997), Outsider Art – Contesting Boundaries in Contemporary Culture, United Kingdom, Cambridge University Press.

Método de ensino

A exposição da docente será acompanhada pela leitura de textos de apoio ou materiais audiovisuais, de modo a tornar mais constante e profícua a discussão crítica em sala de aula. As visitas de estudo, sobre as quais os mestrandos têm de escrever relatórios individuais contribuem para o conhecimento e treino de aptidões reflexivas e críticas. As exposições obrigatórias por parte dos mestrandos (incluindo a preparação de materiais audiovisuais) enriquecem o seminário com a introdução de casos diversos e perspectivas diferentes sobre temas.

Método de avaliação

A avaliação consistirá num ensaio crítico sobre um espectáculo da contemporaneidade e na realização de uma investigação sobre um tema, um autor ou uma obra, com uma perspectiva crítica e fundamentada que será apresentada oralmente e por escrito.

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