Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Marketing Especializado

Código

722011100

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Ciências da Comunicação

Créditos

10

Professor responsável

Luís Andrade

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

No final da disciplina, os alunos estarão em condições de:
1.Entender o que caracteriza uma boa estratégia e, em particular, o que distingue a estratégia da táctica
2.Analisar em profundidade o ambiente de marketing que rodeia a empresa e o sentido geral da sua evolução
3.Traçar grandes objectivos estratégicos
4.Formular alternativas estratégicas a partir da compreensão dos factores que condicionam a acção da empresa
5.Avaliar os prós e contras das alternativas estratégicas e seleccionar aquele que se revela mais adequada
6.Raciocinar estrategicamente

Pré-requisitos

Não aplicável.

Conteúdo

Conceito de estratégia
Definição de negócio, valor e vantagem competitiva
Ambiente de marketing
Análise do sector de actividade
Análise do mercado, do cliente e da concorrência
Diagnóstico
Formulação da estratégia de marketing: segmentação, selecção de mercados e posicionamento
Avaliação e selecção de estratégias
Tradução da estratégia num marketing mix coerente

Bibliografia

Essencial
Philip Kotler, Marketing Management, 12th ed, Prentice-Hall (Caps 3, 5, 7, 8, 9 e 10)

Complementar
Harry Mintzberg, Bruce Ahlstrand & Joseph Lampel, Strategy Bites Back, FT Prentice-Hall, 2005
João P. Castro, Marketing Ombro a Ombro, Leya, 2011

Método de ensino

Exposição de conceitos e modelos complementada pela discussão de casos seleccionados e resolução de exercícios.

Método de avaliação

A avaliação resulta da elaboração de um trabalho final individual em que o aluno analisa o processo de elaboração estratégia de marketing de uma empresa, instituição ou marca à sua escolha.

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