
Dança em Contexto
Código
722011102
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Ciências da Comunicação
Créditos
10
Professor responsável
Sílvia Pinto Coelho
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
1.Alargar o conhecimento à diversidade dos diversos propósitos e contextos de ocorrência da dança social, ritual e teatral , desenvolvendo a capacidade de problematizar conceitos e de os utilizar em função da diversidade das situações performativas;
2.Desenvolver competências de observação e de análise do movimento do corpo no tempo e no espaço, recorrendo a uma terminologia própria;
3.Estudar a dança enquanto prática através da qual se exprimem, decretam ou se transformam os valores, os ideais estéticos, as crenças, as conceções de género,
as visões do mundo, as identidades e as experiências dos indivíduos e dos grupos humanos, desenvolvendo competências que permitam mobilizar conceitos teóricos adequados a tornar visíveis estas dimensões da dança, em contextos socioculturais e históricos específicos;
4.Fomentar o contacto com práticas performativas concretas.
Pré-requisitos
Não tem.
Conteúdo
A unidade curricular estruturar-se-á em três partes.
I.Na primeira parte serão:
1.problematizados conceitos e categorias aplicados às práticas da dança, nomeadamente os conceitos de dança e de performance, de bailarino e de intérprete, convocando as perspetivas e os discursos dos praticantes e os dos observadores;
2.trabalhadas formas de observar e de analisar o movimento do corpo no tempo e no espaço;
3.destacadas problemáticas e orientações teóricas nos estudos da dança, designadamente o desenvolvimento dos dance studies e dos cultural studies e o contributo da antropologia e da etnografia e dos estudos em comunicação para o estudo
das práticas da dança.
II.Na segunda parte serão estudadas obras coreográficas e eventos de dança concretos, valorizando-se as orientações teóricas interpretativas que promovem a compreensão do que é a dança.
III.A terceira parte será preenchida com a apresentação oral dos trabalhos dos estudantes, na sua fase final.
Bibliografia
Albright, A., C. (1997). Choreographing difference: The body and identity in contemporary dance. Middletown: Wesleyan University Press.
Desmond, J. C., (Ed.). (1997). Meaning in motion: New cultural studies of dance. Durham: Duke University Press.
Fazenda, M. J. (2012), Dança teatral: Ideias, experiências, ações. (2ª edição revista e atualizada). Lisboa: Colibri Instituto Politécnico de Lisboa. (Obra original publicada em 2007)
Farnell, B. (Ed.). (1995). Human action signs in cultural context: The visible and the invisible in movement and dance. Metuchen: Scarecrow Press.
Thomas, H. (Ed.). (1993). Dance, gender and culture. London: Macmillan.
Método de ensino
Exposição de conceitos e tópicos, utilizando tecnologias audiovisuais (técnicas de cinema e power point). Participação dos alunos nestas exposições.
Método de avaliação
Leitura de textos de apoio com vista à promoção do debate e da discussão em aula: 20%.
Análise de um registo de um espetáculo de dança ou de um evento de dança assistido ao vivo: 20%.
Trabalho baseado num estudo de caso ou na leitura articulada de textos, apresentado, primeiro, oralmente e, no final do seminário, em formato escrito: 60%.