Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

História do Espectáculo Mediático

Código

722011123

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Ciências da Comunicação

Créditos

10

Professor responsável

Cláudia Guerra Madeira

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

O seminário aborda as relações entre a mediação e o mundo do espectáculo ao longo do século XX, ponderando as transformações, re-mediações e inovações que nesse período ocorreram. A inquirição vertese sobre as relações entre presença e medição, entre teatro e cinema, abordando ainda objectos como o espectáculo musical, o teatro radiofónico e televisivo, a foto-performance, a vídeo-performance, a performance digital ou a massiva presença no mercado global de artes de palco em DVD. Nesse quadro, são objectivos da disciplina:
1. situar as relações entre espectáculo e mediação numa perspectiva histórica;
2. reconhecer a diversidade de formas re-mediadas ao longo do século XX;
3. reconhecer a emergência de objectos espectaculares fundados na mediação e problematizar as suas consequências;
4. levar o estudante a desenvolver uma investigação própria, autónoma e criticamente fundada.

Pré-requisitos

Não tem.

Conteúdo

1. Espectáculo e mediação
2. Mediação e re-mediação.
3. Perspectiva histórica das relações teatro-cinema.
4. Teatro radiofónico
5. Teatro e televisão (o caso inglês, o caso português)
6. Presença e mediação.
7. Video-performance, foto-performance
8. O mercado da idade dos media: o espectáculo e o suporte stand-alone (dvd, cd-rom).
9. O espectáculo global e a cultura digital.

Bibliografia

Auslander, Philip, 1999, Liveness. Performance in a mediatized culture. Londres e Nova Iorque, Routledge.
Bolter, David & Grusin, Richard, 2000, Remediation. Understanding new media. Cambridge (Mass) e Londres, The MIT Press.
Brewster, Ben & Jacobs, Lea ,1997, Theatre to cinema. Stage pictorialism and the early feature film. Oxford / Nova Iorque, Oxford U. P.
Chapple, Freda & Kattenbelt, Chiel (eds.), 2006, Intermediality in theatre and performance. Amesterdão e Nova Iorque, Rodopi.
Crary, Jonathan,1999, Suspensions of perception. Attention, spectacle, and modern culture. Cambridge (Mass) e Londres, The MIT Press.
Dixon, Steve, 2007, Digital Performance. A History of New Media in Theater, Dance, Performance Art, and Installation. Cambridge (Mass) e Londres, The MIT Press.
Lambert-Beatty, Carrie, 2008, Being watched. Yvonne Rainer and the 1960s. Cambridge (Mass) e Londres, The MIT Press.
Phelan, Peggy, 1993, Unmarked. The politics of performance. Nova Iorque/Londres, Routledge.

Método de ensino

O seminário solicita um forte investimento em leituras e visionamentos preparatórios, os quais alicerçam a explanação teórica e o debate crítico. Além de aulas expositivas, haverá debates orientados por alunos, exposições, produção de resenhas críticas e participação activa nas aulas.

Método de avaliação

O desenvolvimento de um trabalho de investigação ao longo do semestre, obrigatório, diversifica as perspectivas e enriquece os objectivos do seminário.
O regime de trabalho é presencial.

Cursos