Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Teoria da Reportagem

Código

722011127

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Ciências da Comunicação

Créditos

10

Professor responsável

Jacinto Rosa Godinho

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

O que se propõe na disciplina é reavaliar uma outra linha histórica de mediação da actualidade: o reportar.
A grande prioridade que se propõe é proceder a uma grande reavaliação do género reportagem na cultura contemporânea o que significa uma reanálise ontológica e etimológica do reportar. Propõe-se ainda o estudo das principais genealogias da reportagem no jornalismo, na literatura, nos dispositivos ópticos do cinema, da fotografia e da televisão.
Estuda-se a abertura de áreas de investigação que permitam um conhecimento mais profundo das vias e das obras da reportagem visando especialmente a cultura portuguesa.
Procura-se habilitar os alunos para uma leitura critica das estratégias narrativização da actualidade e para melhoria na capacidade de executar reportagens e jornalismo de grande qualidade.
Pretende-se também apurar o domínio das ferramentas conceptuais que permitam contribuir para um uso inovador dos dispositivos modernos de mediação.

Pré-requisitos

Conteúdo

1. Genealogia da reportagem
Parte I: Ontologia da reportagem
1. A estrutura problemática do legein grego
2. Stadium e theorein; linhagens de “resolução” cultural do legein.
3. O reportar e a experiência do sujeito-espectador

Parte II: Problematização das relações entre Literatura e Reportagem
1. A vaga fenomenal da “universal reportagem”
2.A apologia e critica da reportagem: Neue Sachlichkeit contra Mallarmé
3. Sobre as relações entre ficção e reportagem: o que podem as novelas fazer que o
jornalismo não pode?

Parte III: Reportagem: Experiência e Mediações Audiovisuais
1: Gunther Anders: o conflito noticia /reportagem e a crise da experiência televisiva.
2: Filmar o real ou desvelá-lo?
3. Tele-Lacan: aplicação dos mecanismos de transferência, expostos por Lacan, na desconstrução do sujeito-espectador.

Bibliografia

ARAÚJO, Matilde Rosa (1946), A Reportagem como Género-Génese do Jornalismo através da constante Histórico-Literária, Dissertação para a licenciatura de Filologia Românica, Lisboa: FLUL;
BAPTISTA, Jacinto e António Valdemar-Repórteres e Reportagens de Primeira Página. I Vol. (1901-1910); Conselho de Imprensa, Lisboa,1990.
JEANNENEY, Jean-Noël e Monique (1982), Sauvage, Télévision, Nouvelle Mémoire, Les magazines de grand reportage 1959-1968, Paris: Seuil Institut National de L´Audiovisuel.
JAY, Martin (1994), Downcast Eyes, The Denigration of the vision in Twentieth-Century French Thought, Berkeley: University of California Press.
LACAN, Jacques (1964). The Four Fundamental Concepts of Psychoanalysis, the Seminar of Jacques Lacan, Book X I Tradução de Alan Sheridan, Nova Iorque: W.W.Norton, 1998.
GODINHO, Jacinto. As Origens da Reportagem: Imprensa. Lisboa: Livros Horizonte, 2009.
GODINHO, Jacinto. As Origens da Reportagem: Televisão. Lisboa: Livros Horizonte, 2011.

Método de ensino

Exposição do programa centrada sobre a questão “O que é a reportagem?”
Projecção vídeo de vários tipos e formas de reportagem explorando casos de cruzamento com a literatura, o cinema e a televisão. Debate sobre estas estruturas e formas de narrativização.
Exercício laboratoriais sobre novas formas de estilos e narrativas de reportagem em ambiente multimédia.
Discussão das propostas de investigação para avaliação final dos alunos.
Componente teórica 50%; componente prática 50%.

Método de avaliação

Elaboração de um trabalho de investigação baseado em pesquisa autónoma com 10 a 20 páginas.
Recensão de um texto e realização de um projecto de reportagem escrito ou filmado.

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