
Cinema Contemporâneo
Código
722011134
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Ciências da Comunicação
Créditos
10
Professor responsável
Inês Godinho Gil
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
Ao longo deste seminário pretende-se que os alunos:
1) Identifiquem a passagem do cinema clássico ao cinema moderno e a sua evolução para o cinema contemporâneo, na sua relação com a narrativa e com as novas formas de cinema;
2) Problematizem a maneira como se construiu a contemporaneidade no cinema e qual é a sua relação com a arte;
3) Explorem a filmografia e a bibliografia ligadas à história e à estética do cinema contemporâneo;
4) Compreendam as razões que possibilitaram o desenvolvimento do cinema contemporâneo e que levaram a um novo pensamento teórico sobre o cinema;
5) Dominem os conceitos para os aplicar e os desenvolver numa reflexão analítica sobre o cinema contemporâneo;
6) Possam os aplicar num projeto prático de realização de um vídeo
Pré-requisitos
Não tem.
Conteúdo
A modernidade do cinema nasce quando o seu dispositivo deixa de ser transparente e se sobrepõe à narrativa. Com o Neo-Realismo, o espaço da intriga é substituído pela História. Ao mesmo tempo que o cinema se emancipa da narrativa clássica, surge uma nova reflexão sobre a ontologia do cinema. Por outro lado, assistimos hoje a uma clara clivagem cultural entre o cinema ocidental (e em particular o cinema americano) e o cinema oriental. Se no primeiro a profundidade e a complexidade residem sobretudo no homem enquanto indivíduo e um cinema sem História, como o caso dos independentes americanos, no segundo, é o peso da transmissão cultural que é realçado. As novas tecnologias têm um papel relevante na transformação do cinema contemporâneo. O cinema expande-se, entrecruza-se com as artes performativas e as artes plásticas: o cinema é introduzido nos museus, expõe-se. Por outro lado, a memória do cinema, é recuperada enquanto arquivo e apresentada através de uma utilização artística do found footage, como o faz Bill Morrison.
Bibliografia
AUMONT, Jacques (2013) Que reste t-il du cinema?, Paris, Vrin.
DELEUZE, Gilles (1985) A Imagem Tempo, Cinema 2, Lisboa, Assírio & Alvim, 2006.
DE BAECQUE, Antoine, CHEVALLIER , Philippe, Dictionnaire de la pensée du cinema (2012), Paris, PUF.
ELSAESSER, THOMAS, Film Theory, An introduction through the senses, Londres, Routledge, 2010.
Future Cinema, The Cinematic Imaginary after Film, SHAW, Jeffrey, WEIBEL, Peter (ed.), Massachusetts, MIT, 2003.
Método de ensino
Cada sessão será divida em duas partes: na primeira parte, serão apresentados os conceitos fílmicos e a sua contextualização sócio-cultural; em cada sessão será analisado um texto teórico relativo à matéria dada. Depois, serão apresentados excertos de filmes ilustrando os conceitos analisados.
Método de avaliação
Avaliação À ESCOLHA:
- Um trabalho teórico (de análise crítica) sobre um obra fílmica contemporânea (à volta de 4000 palavras).
- Um trabalho prático realizado em vídeo digital, (50% avaliação) e uma memória científica (análise e reflexão) sobre o projeto prático (à volta de 2000 palavras). (50% avaliação)
Além disso, para a avaliação contínua: apresentação de uma recensão de um texto.