Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Ciência e Sociedade

Código

722011142

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Ciências da Comunicação

Créditos

10

Professor responsável

Ana Correia Moutinho (ULisboa), José Vítor Malheiros

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

Compreender a lógica interna da produção científica, a sua evolução história e a sua relação com o contexto social em que ocorre. Compreender a ciência como ideologia e como organização. Compreender de que forma as várias forças sociais e correntes de pensamento se exercem sobre a ciência e tentam moldar a sua acção e resultados. Aquisição de espírito crítico e de capacidade de análise perante a prática e a utilização
social da ciência, assim como sobre os discursos de apropriação da ciência.

Pré-requisitos

Não tem.

Conteúdo

Ciência, tecnologia e inovação. Organização da produção científica. Financiamento da ciência. Políticas científicas.
A ciência e a guerra. A exploração do espaço. A Física do século XX e as grandes infra-estruturas comuns (CERN, ESO, etc.).
Controvérsias alimentares (OGM) e ambientais (nuclear). A sociedade do risco.
Saúde e indústria farmacêutica. Tecnologias genéticas. Ética e fraude científica. Bioética e regulação.
Digiteracia, tecnologias de informação e Internet.
Pseudociência e ciência/ideologia.
A ciência e a política: a ciência e as ditaduras; a ciência e a democracia.
Ficção científica. A ciência na televisão, cinema e literatura.
Cultura científica. Literacia científica. O movimento de Public Understanding of Science e Public Engagement with Science and Technology. Opinião pública. Governação e mecanismos de participação.

Bibliografia

Gonçalves, Maria Eduarda, org (2000), Cultura Científica e Participação Pública, Lisboa: Celta Editora.
Gregory, Jane e Miller, Steve (1998) Science in Public, London: Perseus Publishing.
Holliman, Richard et. al, eds. (2008) Investigating Science Communication in the Information Age - Implications for public engagement and popular media, Oxford: Oxford University Press.
Holliman, Richard et al., eds. (2009) Practicing Science Communication in the Information Age - Theorizing Professional Practices, Oxford: Oxford University Press.
Montgomery, S.L. (2002) The Chicago Guide to Communicating Science, Chicago: Chicago University Press.
Special Eurobarometer 282 (Dec 2007). Scientific Research in the Media.
Tufte, Edward R. (2006) The Cognitive Style of PowerPoint: Pitching Out Corrupts Within, Graphics Press LLC, Cheshire, Connecticut.
Wilson, A. (1998). Handbook of Science Communication. London, Taylor & Francis.

Método de ensino

Cada aula parte de um episódio real, uma história de relacionamento entre a ciência e a sociedade, para debater um grande tema.
Esquema-tipo de cada aula:
1. apresentação do episódio/história; factsheet, timeline (antes e depois), imagens/vídeo, trivia, press portofolio (notícias nos media contemporâneos) ;
2. introdução do tema-base; relação com episódios semelhantes e com a actualidade;
3. debate ;
4. sumário .

Método de avaliação

Participação nas aulas, trabalho prático (com apresentação).

Cursos