
História da Música
Código
722021017
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Ciências Musicais
Créditos
10
Professor responsável
Isabel Pires
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Adquirir conhecimento especializado e actualizado na área de estudos da história da música e das tecnologias, dominando as principais ideias, conceitos e problemáticas implicadas nessa área.
b) Perceber a importância da inovação tecnológica no contexto da música, conhecendo o instrumentário eléctrico, electrónico e digital, assim como outros equipamentos e máquinas relevantes para a área de estudo;
c) Conhecer e enquadrar os factos mais relevantes do desenvolvimento tecnológico ao longo do séc. XX, identificando as principais consequências musicais da inovação tecnológica ao nível da composição, execução e divulgação musicais;
d) Estar apto a enquadrar os movimentos musicais, géneros, estéticas, compositores e grupos, no âmbito da história da música contemporânea e da sua ligação com a tecnologia;
e) Desenvolver competências para reflectir criticamente sobre as repercussões da ligação entre a diversidade actual de géneros músicais e tecnologia.
Pré-requisitos
Não aplicável
Conteúdo
1. Transformações sociais e artísticas da 2ª metade do séc. XIX;
2. Tecnologias sonoras de produção e fixação de áudio, a electricidade e outras descobertas e invenções: 1750 1900
3. Primeira metade do séc. XX: contexto social e ideológico; a música no início do séc. XX; as artes entre Guerras;
4. Tecnologias sonoras da primeira metade do séc. XX; transformações nas técnicas de fixação de som e multiplicidade de suportes de áudio.
5. A segunda metade do séc. XX: o pós-guerra, mutações tecnológicas mutações artísticas;
6. A música pós-1950: música concreta, electrónica e electroacústica; equipamentos eléctricos e electrónicos e composição musical
7. A era do computador; o protocolo MIDI e o sampler; inovação tecnológica e performance;
8. Surgimento das músicas populares: contextos sociais, económicos e culturais; Importância da tecnologia.
9. Música popular/Música erudita: intercâmbios; tecnologia e experimentação na música popular; actualidade e inovações.
Bibliografia
Braun, Hans-Joachim (ed.) (2002). Music and Technology in the Twentieth Century. Baltimore: The John Hopkins University Press.
Deliège, Céletin (2003). Cinquante ans de modernité musicale: de Dramstadt à lIRCAM. Sprimont: Mardaga éditeur.
Kettlewell, Ben (2002). Electronic Music Pioneers. ProMusic Press.
Holmes, Thomas (2002). Electronic and Experimental Music: Pioneers in Technology and Composition. London: Psychology Press, Routledge;
Milner, Greg (2009). Perfecting Sound Forever, The Story of Recorded Music. London: Granta Publications.
Taylor, Timothy D. (2001). Strange Sounds: Music, Technology and Culture. New York: Routledge.
Toynbee, Jason (2000). Making Popular Music: musicians, institutions, aesthetics. London: Arnold.
Método de ensino
Método de ensino:
Aulas teórico-práticas com exposição e debate de temas contidos na bibliografia seleccionada, incluindo exposição magistral (70%) e observação, audição e visualização de exemplos musicais e máquinas específicos (30%).
Método de avaliação
Método de avaliação:
Avaliação contínua, produção e apresentação de paper (30%) e uma prova de avaliação final escrita (70%).