
Música e Pensamento
Código
722021021
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Ciências Musicais
Créditos
10
Professor responsável
Manuel Pedro Ferreira
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Fornecer instrumentos conceptuais e metodológicos, e desenvolver competências críticas e auto-críticas nos domínios da Estética, História das Ideias e Filosofia da Música; b) Promover linhas de orientação bibliográfica/documental e desenvolver capacidades de obtenção e utilização de informação actualizada e cientificamente relevante nestes domínios; c) Desenvolver capacidades de conceptualização, questionamento e problematização em qualquer domínio da investigação musicológica, numa perspectiva aberta à interdisciplinaridade, em correlação com as temáticas específicas a desenvolver pelo aluno na respectiva dissertação de Mestrado; d) Desenvolver capacidades de expressão oral e escrita orientadas pelos padrões de clareza e rigor da comunicação académica internacional; e) Cultivar o gosto e a aptidão para a reflexão filosófica em geral, estimular a produção de investigação original nesta área, e fomentar a análise crítica do discurso musicológico.
Pré-requisitos
Nota: É aconselhável uma boa formação de base nas áreas da Estética/Filosofia da Música e um excelente domínio do Inglês escrito.
Conteúdo
1. A conceptualização da música ao longo da história, a música como pensamento não-conceptual, e os modos de elucidação da experiência musical: lugar da teoria musical. 2. Problemática do conceito; papel dos conceitos na definição, descrição e classificação dos objectos do conhecimento científico, e em particular do conhecimento musicológico. Relação entre as noções de conceito e significado; abordagem das principais teorias da significação e da representação, tendo em conta a sua relevância no domínio da musicologia. 3. Problemáticas da hermenêutica e da teoria crítica na sua aplicação às temáticas musicais. 4. Modos de pensar e práticas discursivas em musicologia; o lugar da musicologia no âmbito das ciências sociais e humanas. Nota: O tratamento dos tópicos indicados na secção \"Conteúdos\" será adaptado em função dos temas a abordar pelos alunos nos seus trabalhos individuais de investigação em torno de conceitos musicológicos específicos.
Bibliografia
Geral/General:
Borio, G. & Gentili, C. (Eds.) (2007). Storia dei concetti musicali. Roma: Carocci.
Bowman, W. D. (1998). Philosophical Perspectives on Music. Oxford: OUP.
Christensen, T. (Ed.) (2002). The Cambridge History of Western Music Theory. Cambridge: CUP.
Lippman, E. (1992). A History of Western Musical Aesthetics. Lincoln: University of Nebraska Press.
Nattiez, J.-J. (Ed.) (2007). Musiques: Une Encyclopédie pour le XXIe siècle, vol. 5: L´Unité de la musique. Arles: Actes Sud.
Outros/Other:
Agawu, K. (1987). The Rhythmic Structure of West African Music. The Journal of Musicology, 5, 400-418.
Dyer, J. (2007). The Place of Musica in Medieval Classifications of Knowledge, The Journal of Musicology, 24, 3-71.
Pearsall, E. (1999). On Intentionality, Music Theory, and Analysis, Journal of Music Theory, 43, 231-255.
Método de ensino
30% de aulas teóricas e 70% de práticas. As aulas práticas realizam-se a partir de apresentações orais pelos alunos dos seus trabalhos de investigação individual, e da subsequente discussão em grupo.
Método de avaliação
A avaliação incide sobre as apresentações orais e a qualidade da participação na discussão (35%), e um trabalho escrito final sobre um conceito relevante para a dissertação ou projecto do aluno (65%).