
Seminário Artístico 1
Código
722021028
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Ciências Musicais
Créditos
10
Professor responsável
Isabel Pires, Vincent Debut
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Adquirir uma base sólida e alargada de conhecimentos sobre a fenomenologia sonora sob o ponto de vista da sua produção física e da sua cognição.
b) Adquirir conhecimentos especializados no âmbito da acústica musical moderna assim como dos instrumentos produtores de som dependentes das tecnologias electrificadas.
c) Adquirir conhecimentos sobre os fundamentos teóricos e práticos da síntese sonora.
d) Estudar a associação entre sonoridades específicas e a técnica que as produziu.
e) Desenvolver capacidades técnicas para a aplicação dos conceitos estudados a diversos ambientes de programação.
Pré-requisitos
Não aplicável
Conteúdo
Módulo 1: acústica e Física do som.
Docente: Vincent Debut
1. Estudo da fenomenologia sonora sob o seu ponto de vista físico.
2. Estudo dos fenómenos de produção e propagação do som, das representações dos sinais sonoros, da acústica das salas e do funcionamento do aparelho auditivo.
3. Estudo de aspectos relevantes da acústica musical e instrumental.
4. Psicoacústica.
Módulo 2: técnicas de síntese e estudo de sonoridades. Formas sonoras.
Docente: Isabel Pires
5. Desenvolver conhecimento teórico e capacidade de aplicação prática das principais técnicas de síntese digital de sinal sonoro.
6. Adquirir capacidade de construção de instrumentos virtuais.
7. Adquirir conhecimentos teóricos e práticos relativos às formas sonoras.
8. Estudar a percepção de sonoridades de síntese e sua associação às técnicas que as produziram e estéticas que as integram.
9. Prática de programação em CSound.
Bibliografia
Guillaume, P. (2005). Acoustique et musique: de linstrument à lordinateur. Paris: Hermès Science, Lavoisier.
Henrique, L. (2002). Acústica Musical. Lisboa: F.C. Gulbenkian.
Marshall, L. (2006). Architectural Acoustics. Amsterdam: Elsevier Academic Press.
Rossing, T.D. (1990). The Science of Sound. Boston: Addison-Wesley.
Heller, E. J. (2012). Why you hear what you hear: an experiential approach to sound, music and psychoacoustics. Princeton, NJ: Princeton U. Press.
Boulanger, Richard C. (2000). Csound Book. Cambridge: MIT Press.
Bregman, Albert S. (1990). Auditory Scene Analysis. Cambridge: MIT Press.
Dodge, Charles & JERSE, Thomas A. (1985). Computer music, synthesis, Composition, and Performance. NY: Schirmer Books.
Manning, Peter. (2004). Electronic and computer music. NY: Oxford U. Press.
McAdams, S., Bigand, E. (1994). Penser les sons, psychologie cognitive de laudition. Paris: PUF.
Roads, C. (1996). The Computer Music Tutorial. Cambridge: MIT Press.
Método de ensino
Método de ensino: aulas teóricas e práticas. Apresentação expositiva de conteúdos (50%). Audição de obras, discussão de exemplos sonoros e análise prática em laboratório (15%). Prática de programação (35%).
Método de avaliação
Método de avaliação:
Módulo 1: avaliação contínua e um exame final escrito (50%).
Módulo 2: avaliação contínua e produção de um ou mais exercícios práticos curtos e um projecto final de programação com carácter artístico e criativo (25%). Um exame final escrito (25%).