
Seminário Artístico 2
Código
722021034
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Ciências Musicais
Créditos
10
Professor responsável
Vincent Debut
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Ser capaz de conceber projectos de áudio, tomando em linha de conta todas as fases dos mesmos;
b) Desenvolver competências de analise técnica e criativa de várias produções musicais realizadas por outros profissionais;
c) Ser capaz de perceber o papel específico das tecnologias de registo, edição e difusão de som no contexto musical;
d) Estar apto a desenvolver projectos de edição de som de forma criativa;
e) Conhecer os termos técnicos específicos da área e aplicá-los correctamente.
Pré-requisitos
Não aplicável
Conteúdo
1. Estúdio: elementos fundamentais do estúdio de som (configuração, conexões). Fluxo de sinal (analógico e digital). Mesa de mistura (analógica e digital), processadores de efeitos e monição. Workflow fundamental: gravação/digitalização; misturas; masterização
2. Captação: características dos microfones e selecção dos mesmos de acordo com objectivos específicos. Técnicas específicas de captação de som.
3. Técnica e prática de edição: Ddigital Audio Workstations, ferramenta base do estúdio digital; técnicas de mistura; equalização e especificidade do sinal; Manipulação dinâmica: compressão, gate e limitadores; processamento de efeitos; Edição destrutiva e não-destrutiva;
4. Estúdio e Composição Musical: especificidade da produção audiovisual (televisão, publicidade, cinema), webdesign, jogos, multimédia. Sintetizadores analógicos e digitais. Noções de síntese sonora e composição musical. Sampling e criação musical.
Bibliografia
Alkin, G. (1989). Sound Techniques for Video and TV. London: Focal Press
Bornoff, Jack (1972). Music and the Twentieth Century Media. Florence: International Music Council.
Chion, M. (1993). La Audiovisión. Barcelona: Paidós.
Cook, Nicholas (1998). Analysing Musical Multimedia. Oxford: Oxford University Press.
Fonseca, Nuno (2006). Introdução à Engenharia do Som. Lisboa: Lidel.
Gottlieb, Gary (2007). Shaping Sound in the Studio and Beyond: Audio Aesthetics and Technology. Boston: Delmar.
Método de ensino
Método de ensino: aulas teórico-práticas. Exposição de técnicas e teorias relacionadas com o domínio de estudo (30%). Discussão de casos de estudo específicos e trabalho prático em laboratório (70%).
Método de avaliação
Método de avaliação: recensão crítica de um disco e respectiva apresentação oral (30%). Realização de um projecto de sonoplastia, apresentação oral e relatório (70%).