Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Seminário Artístico 2

Código

722021034

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Ciências Musicais

Créditos

10

Professor responsável

Vincent Debut

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Ser capaz de conceber projectos de áudio, tomando em linha de conta todas as fases dos mesmos;
b) Desenvolver competências de analise técnica e criativa de várias produções musicais realizadas por outros profissionais;
c) Ser capaz de perceber o papel específico das tecnologias de registo, edição e difusão de som no contexto musical;
d) Estar apto a desenvolver projectos de edição de som de forma criativa;
e) Conhecer os termos técnicos específicos da área e aplicá-los correctamente.

Pré-requisitos

Não aplicável

Conteúdo

1. Estúdio: elementos fundamentais do estúdio de som (configuração, conexões). Fluxo de sinal (analógico e digital). Mesa de mistura (analógica e digital), processadores de efeitos e monição. Workflow fundamental: gravação/digitalização; misturas; masterização
2. Captação: características dos microfones e selecção dos mesmos de acordo com objectivos específicos. Técnicas específicas de captação de som.
3. Técnica e prática de edição: Ddigital Audio Workstations, ferramenta base do estúdio digital; técnicas de mistura; equalização e especificidade do sinal; Manipulação dinâmica: compressão, gate e limitadores; processamento de efeitos; Edição destrutiva e não-destrutiva;
4. Estúdio e Composição Musical: especificidade da produção audiovisual (televisão, publicidade, cinema), webdesign, jogos, multimédia. Sintetizadores analógicos e digitais. Noções de síntese sonora e composição musical. Sampling e criação musical.

Bibliografia

Alkin, G. (1989). Sound Techniques for Video and TV. London: Focal Press
Bornoff, Jack (1972). Music and the Twentieth Century Media. Florence: International Music Council.
Chion, M. (1993). La Audiovisión. Barcelona: Paidós.
Cook, Nicholas (1998). Analysing Musical Multimedia. Oxford: Oxford University Press.
Fonseca, Nuno (2006). Introdução à Engenharia do Som. Lisboa: Lidel.
Gottlieb, Gary (2007). Shaping Sound in the Studio and Beyond: Audio Aesthetics and Technology. Boston: Delmar.

Método de ensino

Método de ensino: aulas teórico-práticas. Exposição de técnicas e teorias relacionadas com o domínio de estudo (30%). Discussão de casos de estudo específicos e trabalho prático em laboratório (70%).

Método de avaliação

Método de avaliação: recensão crítica de um disco e respectiva apresentação oral (30%). Realização de um projecto de sonoplastia, apresentação oral e relatório (70%).

Cursos