
Seminário Artístico 3
Código
722021035
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Ciências Musicais
Créditos
10
Professor responsável
Isabel Pires
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Compreender as problemáticas técnicas e estéticas ligadas à interactividade e ao tratamento e manipulação de som em situações de tempo-real.
b) Adquirir os conhecimentos necessários à concepção e desenvolvimento de algoritmos originais de tratamento de som em tempo-real.
c) Ser capaz de desenvolver conhecimentos de programação em linguagem do tipo Max/Msp.
d) Estar apto para a abordagem técnica e estética à criação musical e manipulação de espaços sonoros em tempo-real.
Pré-requisitos
Não aplicável
Conteúdo
1. Sistemas interactivos e programação gráfica: noções de interactividades, iniciação às práticas, problemáticas e condicionantes de sistemas interactivos de manipulação áudio em tempo real.
2. Prática de programação de sistemas interactivos de manipulação áudio em ambiente gráfico: o software Max/Msp. Fluxos de informação e processos aleatórios. Síntese e salvaguarda de informação.
3. Processos de análise de sinal em tempo real: captação de informação e granulação de sinal.
4. Processamento de sinal em tempo real: manipulação de pitch. Efeitos e filtragem. Gravação e manipulação em directo.
5. Espaços sonoros interactivos: o concerto e a instalação, os sistemas interactivos e os sistemas reactivos. O corpo como interface e os sensores.
6. Práticas criativas e controlo de performance: gestão de interfaces, controlo de entradas e envios. Controlo de performance e sequenciação de eventos.
Bibliografia
Puckette, Miller (2006). Theory and Techniques of Electronic Music. DRAFT.
Rowe, Robert (1993). Interactive music systems: machine listening and composing. Cambridge, MA: MIT Press.
Vinet, Hugues, Delalande, François ed al (2000). Interfaces homme-machine et création musicale. Paris: Hermes Sciences Publicat.
Winckler, Todd (1998). Composing interactive music: techniques and ideas using Max. Cambridge, MA: MIT Press.
Winckler, Todd. (2001). Composing interactive music: techniques and ideas using Max. NY: MIT Press.
Método de ensino
Método de ensino: Aulas teórico-práticas. Exposição teórica de técnicas e teorias relacionadas com o domínio de estudo (30%). Audição de obras, discussão e trabalho prático em laboratório. Prática de programação (70%).
Método de avaliação
Método de avaliação: Avaliação contínua através da produção de exercícios práticos em aula (20%). Apresentação de um projecto final de programação interactivo de catácter criativo (60%) e respectivo relatório (20%).