
Música e Desenvolvimento Humano
Código
722021049
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Ciências Musicais
Créditos
10
Professor responsável
João Pedro Reigado
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
Abrir perspectivas relativamente às funções e possibilidades da intervenção musical em contextos de educação não formal.
Conhecer modalidades de intervenção educativa, social e terapêutica mediadas pela música.
Conhecer exemplos de projectos musicais com públicos-alvo específicos.
Adquirir ferramentas de observação e análise crítica relativamente ao uso da música como mediador relacional.
Vivenciar experiências musicais reflectindo sobre os seus efeitos e potencial.
Participar na concepção e implementação de um projecto dirigido a um público-alvo com necessidades educativas ou sociais específicas.
Pré-requisitos
Não aplicável.
Conteúdo
A música como mediador relacional no continuum entre educação e terapia. Limites estéticos e éticos no trabalho com grupos-alvo com necessidades específicas.
Estudo de casos representativos de trabalhos musicais dirigidos a públicos com necessidades educativas ou sociais específicas.
Da teoria da aprendizagem musical de Edwin Gordon à musicalidade comunicativa de Malloch e Trevarthen: a especificidade de intervenções dirigidas à infância e primeira infância.
Elementos sobre abordagem sistémica aplicação e transferência de conceitos para situações em que a música pode ser utilizada como mediador.
Exploração de recursos musicais e comunicacionais envolvendo a utilização da voz e do corpo/movimento.
Exploração de estratégias de liderança e actividades musicais visando fins de carácter social ou a obtenção de efeitos terapêuticos.
Concepção e realização de um plano de intervenção musical num grupo-alvo a identificar. Reflexão crítica sobre processo e resultados.
Bibliografia
Edwards, J. (2011 - )Music Therapy and Parent-Infant Bonding. Oxford: Oxford University Press.
Malloch, S.; Trevarthen, C. (2008) - Communicative Musicality: Exploring the Basis of Human Companionship. Oxford: Oxford University Press.
Pavlicevic, M. ; Moser, P. |(2005) - Community Music Therapy: a handbook. Jessica Kingsley Publishers.
Rodrigues, H.& Rodrigues, P. (2003) BebéBabá da musicalidade dos afectos à música com bebés. Porto: Campo das Letras.
Stern, D. (2010) Les formes de vitalité. Paris: Odile Jacob.
Storr, A. (2008) La Musica y la Mente. Madrid: Paidós Ibérica.
Método de ensino
Vivência prática de experiências musicais e consciencialização do processo.
Discussão com base em study cases.
Sessões visando a concepção e planificação da experiência a realizar no terreno.
Método de avaliação
Para a avaliação os alunos deverão entregar diários de bordo relativos a todos as aulas e contributos para a implementação da experiência no terreno. O seu desempenho nesta experiência e uma reflexão final, escrita, sobre esta experiência serão também elementos de avaliação.