Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Música e Desenvolvimento Humano

Código

722021049

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Ciências Musicais

Créditos

10

Professor responsável

João Pedro Reigado

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

Abrir perspectivas relativamente às funções e possibilidades da intervenção musical em contextos de educação não formal.
Conhecer modalidades de intervenção educativa, social e terapêutica mediadas pela música.
Conhecer exemplos de projectos musicais com públicos-alvo específicos.
Adquirir ferramentas de observação e análise crítica relativamente ao uso da música como mediador relacional.
Vivenciar experiências musicais reflectindo sobre os seus efeitos e potencial.
Participar na concepção e implementação de um projecto dirigido a um público-alvo com necessidades educativas ou sociais específicas.

Pré-requisitos

Não aplicável.

Conteúdo

A música como mediador relacional no continuum entre educação e terapia. Limites estéticos e éticos no trabalho com grupos-alvo com necessidades específicas.
Estudo de casos representativos de trabalhos musicais dirigidos a públicos com necessidades educativas ou sociais específicas.
Da teoria da aprendizagem musical de Edwin Gordon à musicalidade comunicativa de Malloch e Trevarthen: a especificidade de intervenções dirigidas à infância e primeira infância.
Elementos sobre abordagem sistémica – aplicação e transferência de conceitos para situações em que a música pode ser utilizada como mediador.
Exploração de recursos musicais e comunicacionais envolvendo a utilização da voz e do corpo/movimento.
Exploração de estratégias de liderança e actividades musicais visando fins de carácter social ou a obtenção de efeitos terapêuticos.
Concepção e realização de um plano de intervenção musical num grupo-alvo a identificar. Reflexão crítica sobre processo e resultados.

Bibliografia

Edwards, J. (2011 - )Music Therapy and Parent-Infant Bonding. Oxford: Oxford University Press.
Malloch, S.; Trevarthen, C. (2008) - Communicative Musicality: Exploring the Basis of Human Companionship. Oxford: Oxford University Press.
Pavlicevic, M. ; Moser, P. |(2005) - Community Music Therapy: a handbook. Jessica Kingsley Publishers.
Rodrigues, H.& Rodrigues, P. (2003) – BebéBabá – da musicalidade dos afectos à música com bebés. Porto: Campo das Letras.
Stern, D. (2010) – Les formes de vitalité. Paris: Odile Jacob.
Storr, A. (2008) – La Musica y la Mente. Madrid: Paidós Ibérica.

Método de ensino

Vivência prática de experiências musicais e consciencialização do processo.
Discussão com base em “study cases”.
Sessões visando a concepção e planificação da experiência a realizar no terreno.

Método de avaliação

Para a avaliação os alunos deverão entregar diários de bordo relativos a todos as aulas e contributos para a implementação da experiência no terreno. O seu desempenho nesta experiência e uma reflexão final, escrita, sobre esta experiência serão também elementos de avaliação.

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