Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Controvérsias na Filosofia Contemporânea

Código

722031035

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Filosofia

Créditos

10

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

a)Conhecimento aprofundado de controvérsias marcantes no desenvolvimento da Filosofia Contemporânea;
b)Conhecimento aprofundado de textos fundamentais de controvérsias da Filosofia Contemporânea, com domínio da tradição interpretativa, do estado actual da investigação e do universo de bibliografia pertinente;
c)Capacidade de análise crítica dos principais “conflitos” metodológicos e doutrinais reflectidos por essas controvérsias, da respectiva articulação com os problemas filosóficos com que se prendem, dos pontos de contacto e das linhas de fractura entre os diferentes intervenientes, bem como das estratégias de argumentação seguidas por cada um;
d)Capacidade de análise crítica do fenómeno da controvérsia, das suas condições de possibilidade, do seu significado e valor como meio de produção do discurso filosófico;
e)Realização de trabalho supervisionado de investigação de controvérsias na Filosofia Contemporânea, que documente desenvolvimentos originais e corresponda a padrões de qualidade científica.

Pré-requisitos

É necessária uma boa capacidade de leitura do inglês, embora alguns textos relevantes possam ser disponibilizados em português.

Conteúdo

Pretende-se apresentar e reconstruir três controvérsias/debates filosóficos, ocorridos no século XX, com significado especial na altura em que ocorreram e impacto relevante nas décadas que se seguiram, até à actualidade. Assim, o programa desta unidade curricular organiza-se em torno de três eixos, a saber: 1) o debate entre Ernst Cassirer e Martin Heidegger acerca da interpretação da filosofia de Kant, reconstruído a partir do famoso encontro dos dois filósofos em Davos (1929), 2) as discussões entre Wittgenstein e o Círculo de Viena, no quadro das quais, no final dos anos 20, princípio dos anos 30, Wittgenstein começa a formar uma nova concepção de filosofia e 3) o debate entre Richard Rorty e os seus críticos a propósito do livro Filosofia e o Espelho da Natureza (1979).

Bibliografia

Peter E. Gordon: Continental Divide – Heidegger, Cassirer, Davos, Cambridge, Massachusetts and London, Harvard University Press, 2010.
- Ludwig Wittgenstein and the Vienna Circle – Conversations Recorded by Friedrich Waismann, Oxford, Basil Blackwell, 1983 (reed. de 1979).
- Ludwig Wittgenstein; Friedrich Waismann, The Voices of Wittgenstein: The Vienna Circle, ed. Gordon Baker, trad. Gordon Baker. M. Mackert, J. Connolly, Vasilis Politis, London, Routledge, 2003.
- Richard Rorty: A Filosofia e o Espelho da Natureza, Lisboa, Dom Quixote, 1988

Nota: todos os textos da bibliografia serão disponibilizados durante as sessões.

Método de ensino

A unidade curricular funcionará segundo o modelo de seminário, em que a participação sistemática dos alunos é requerida. Será considerada obrigatória a leitura dos textos que constituem as controvérsias propriamente ditas. As sessões serão assim compostas por um misto de apresentação e reconstrução, por parte do docente, das argumentações produzidas em cada controvérsia e de discussão com os alunos dos principais problemas identificados.

Método de avaliação

A avaliação será feita na base de intervenção dos alunos e da classificação atribuída a um trabalho final.

É necessária uma boa capacidade de leitura do inglês, embora alguns textos relevantes possam ser disponibilizados em português.

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