
Questões de Ética
Código
722031043
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Filosofia
Créditos
10
Professor responsável
Nuno da Rosa Ferro
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
Elevado nível de compreensão do sentido e especificidade da Ética, da sua articulação com as restantes disciplinas filosóficas e as disciplinas científicas;
Elevado nível de conhecimento da multiplicidade de abordagens desenvolvidas na tentativa de dar resposta aos problemas da Ética;
Elevado nível de conhecimento dos conceitos relevantes no âmbito disciplinar da Ética;
Elevada capacidade de analisar, comprar, criticar e usar esses conceitos, bem como de interpretar e discutir de forma autónoma concepções ou teses no âmbito disciplinar da Ética;
Conhecimento aprofundado de textos fundamentais no âmbito da Éica, com domjínio da tradição interpretativa, do estado actual da investigação e do universo da bibliografia pertinente;
Realização de trabalho supervisionado de investigação no âmbito da Ética, que documente desenvolvimentos originais e corresponda a padrões de qualidade científica;
Aquisição de competências para a realização autónoma de investigação no âmbito disciplinar da Ética
Pré-requisitos
Não tem
Conteúdo
Pretende-se fazer, num primero momento, a análise da noção de \"ético\", tal como se encontra desenvolvida nalguns momentos da obra de Kierkegaard. Para tal iniciar-se-á o curso pelo estudo do sentido do conceito de \"estádio\", com todas as determinações que implica, as propriedades do \"estádio\" em que imediatamente nos encontramos por nascimento e os fenómenos que revelam a sua falência. Analisar-se-á seguidamente a estrutura do movimento de transição para o estádio ético, com os momentos que compreende: as noções de escolha, decisão, risco, liberdade, etc. Finalmente, ainda dentro do primeiro momento do curso, determinar-se-á, de modo tão preciso quanto possível, os momentos do ético enquanto tal e a sua relação com o acontecimento do \"universal humano\" (lei, natureza, consciência).
Bibliografia
KIERKEGAARD, S., Samlede Vaerker, Kobenhavn, Gyldendal, 1962-1964; trad. inglesa: HONG, H., HONG, E. (trad. e ed.), Kierkegaard´s Writings, Princeton, Princeton University Press, 1978 e ss.; trad. francesa:TISSEAU, P.-H. (trad.), S. Kierkegaard, Oeuvres Complètes, Paris, L´Orante, 1977 e ss.
MACINTYRE, A., After Virtue: A Study in Moral Theory, Notre Dame, Ind., University of Notre Dame Press, 1984
-, Three Rival Versions of Moral Enquiry: Encyclopaedia, Genealogy, and Tradition, Notre Dame, Ind., University of Notre Dame Press, 1991
-, Whose Justice? Which Rationality?, Notre Dame, Ind., University of Notre Dame Press, 1989
DAVENPORT, J., RUDD, A., (eds.), Kierkegaard after MacIntyre. Essays on Freedom, Narrative and Virtue, Chicago, Open Court, 2001.
Método de ensino
Combinar-se-á a apresentação e exposição teórica dos problemas com a análise participada dos problemas em causa.
Método de avaliação
Apresentação de trabalhos; participação nas sessões.