
Problemas de Arte Contemporânea
Código
722031056
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Filosofia
Créditos
10
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
1) Capacidade de identificar e reflectir sobre a noção de «arte contemporânea» e sobre a sua possível distinção relativamente à «arte moderna» e à arte «pós-moderna»; A questão dos autores e das obras (autores modernos-contemporâneos? ou pós-modernos-contemporâneos?) A importância do lugar de exposição (museus, etc), do mercado da arte, e a sua influência no juízo estético;
2) Capacidade de análise do discurso e da prática ditos sobre (e da) «arte contemporânea»; As controvérsias sobre a arte contemporânea, e as suas razões: a modificação do gosto e da experiência estética? a modificação do público? a modificação das técnicas? Análises das múltiplas confusões de conceitos;
3) Compreensão de noções mais gerais como a de «moderno» e a de «contemporâneo», e sua relação com a arte contemporânea. O tempo do contemporâneo;
4) Capacidade de identificar, e reflectir sobre, problemáticas específicas da arte contemporânea. Haverá temáticas específicas da arte contemporânea? Um exemplo: o corpo na arte contemporânea (comparado com o corpo moderno e o corpo pós-moderno;
5) A arte contemporânea e o suposto fim da pintura.
Pré-requisitos
Não aplicável.
Conteúdo
O problema que será objecto de reflexão e discussão no seminário pode ser enunciado assim: em que medida a criação artística depende da existência de uma comunidade?
Partir-se-á da análise da noção kantiana de gosto ou sensus communis proposta na Crítica da Faculdade de Julgar e da leitura que Hannah Arendt propõe da mesma noção nas suas Lectures on Kants Political Philosophy para esclarecer em que sentido o juízo acerca das obras de arte determina a própria possibilidade da existência de arte. Tal esclarecimento indicará, por um lado, o que pode estar em causa na hipótese de que a actividade dos artistas não é a única condição de possibilidade da criação artística. Por outro lado, dará lugar à discussão sobre o que significa defender, como faz Marie-José Mondzain, que na obra de arte está em jogo a possibilidade de um autor fazer aparecer uma comunidade de espectadores.
Bibliografia
ARENDT, Hannah, Entre o passado e o futuro. Oito exercícios sobre o pensamento político, Relógio dÁgua Editores, Lisboa, 2006
ARENDT, Hannah, Lectures on Kants Political Philosophy, Chicago, The University of Chicago Press, 1992
KANT, Immanuel, Crítica da Faculdade de Juízo, Introdução de António Marques, tradução e notas de António Marques e Valério Rohden, Lisboa, Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 1998
MONDZAIN, Marie-José, Le commerce des regards, Éditions du Seuil, Paris, 2003
MONDZAIN, Marie-José Homo Spectator, Bayard Éditions, Paris, 2007
(outras indicações bibliográficas serão fornecidas ao longo do semestre)
Método de ensino
Regime de Seminário. Leitura, interpretação e comentário de textos. Análise e discussão de teses e de problemas. Apresentação e discussão de leituras de obras e de trabalhos.
Método de avaliação
Elaboração de um trabalho escrito, entre 10 a 15 páginas, a partir dos problemas em elucidação durante as sessões do Seminário. Discussão individual do mesmo trabalho. Participação durante o curso: apresentação de textos e de obras, escolhidos pelo estudante no âmbito do Programa, intervenções orais.