
Questões de Ética Aplicada
Código
722031058
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Filosofia
Créditos
10
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
a. Elevado nível de compreensão do sentido e especificidade da Ética, da sua articulação com as restantes disciplinas filosóficas e as disciplinas científicas;
b. Elevado nível de conhecimento da multiplicidade de abordagens que foram desenvolvidas na tentativa de dar resposta aos problemas da Ética;
c. Elevado nível de conhecimento dos conceitos relevantes no âmbito disciplinar da Ética;
d. Elevada capacidade de analisar, comprar, criticar e usar esses conceitos, bem como de interpretar e discutir de forma autónoma concepções ou teses no âmbito disciplinar da Ética;
e. Conhecimento aprofundado de textos fundamentais no âmbito da Éica, com domjínio da tradição interpretativa, do estado actual da investigação e do universo da bibliografia pertinente;
f. Realização de trabalho supervisionado de investigação no âmbito da Ética, que documente desenvolvimentos originais e corresponda a padrões de qualidade científica;
g. Aquisição de competências para a realização autónoma de investigação no âmbito disciplinar da Ética.
Pré-requisitos
Não aplicável
Conteúdo
O curso pretende analisar algumas questões concretas de ética, tanto no âmbito da ética pessoal como no da ética social ou política. As questões a estudar serão, principalmente (e numa ordem ainda não definitiva) as seguintes: Dilemas Morais; \"Moral Luck\"; a noção tradicional de \"consciência moral\"; a Fragmentação do Valor; Ética tradicional e problemas do século XX-XXI (Hans Jonas); \"InternalandExternalReasons\"; O problema do duplo efeito; A Possibilidade do Altruísmo; A Noção de Tolerância Ética; Que se entende por Relativismo Ético\"
Bibliografia
GOWANS, Ch. (ed.), Moral Dilemmas, Oxford, Oxford U.P, 1987
KOLNAI, A., Ethics, Value, and Reality, London, Transaction Pbs., 2008
NAGEL, T., Mortal Questions, Cambridge, Cambridge UP, 1991;
PARFIT, D., On What Matters, Oxford, Oxford U.P, 2011
WILLIAMS, B., Moral Luck¸Cambridge, Cambridge UP, 1988
Bibliografia sobre cada tema, principalmente artigos, será apresentada no início de estudo de cada um dos temas.
Método de ensino
Combinar-se-á a apresentação e exposição teórica dos problemas com a análise participada dos problemas em causa.
Método de avaliação
Apresentação de trabalhos; participação nas sessões.