Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Didática da Filosofia I

Código

722031083

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Filosofia

Créditos

10

Professor responsável

Adelino Dias Cardoso

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

- Problematizar o vínculo entre filosofia e pedagogia;
- Elucidar o binómio ensino-aprendizagem na elaboração de modelos pedagógicos distintos;
- Debater o lugar e funções da filosofia no Ensino Secundário;
- Promover a leitura crítica dos programas de Filosofia;
- Indagar os fundamentos e processos da didáctica;
- Desenvolver a capacidade de planificar no domínio da Filosofia: objectivos, competências, conteúdos, organização de materiais, avaliação;
- Desenvolver a capacidade de investigação no domínio educativo.

Pré-requisitos

Não aplicável.

Conteúdo

1. Da filosofia na pedagogia, da pedagogia na filosofia.
2. A articulação entre ensino e investigação.
3. As dimensões do processo de ensino-aprendizagem: transmissão, informação, comunicação, investigação e avaliação.
4. Leitura e análise dos programas de Filosofia.
5. Didáctica geral e didáctica específica: modelos de didáctica da Filosofia.
6. Planificação de unidades de ensino-aprendizagem no domínio da Filosofia.
7. Hermenêutica e didáctica do texto filosófico.

Bibliografia

- BOAVIDA, João, Educação Filosófica – Sete Ensaios. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2010.
- COSSUTA, F., Didáctica da Filosofia, Porto, Asa, 1998.
- DUARTE, Irene Borges, HENRIQUES, Fernanda, e DIAS, Isabel Matos (Orgs.), Texto, Leitura e Escrita. Uma Antologia, Porto, Porto Editora, 2000.
- MARNOTO, I. (dir.), Didáctica da Filosofia, 2 volumes, Lisboa, Universidade Aberta, 1990-1991.
- PINTO, Maria José, e FERREIRA, Maria Luísa Ribeiro (Eds.), Ensinar Filosofia? O que dizem os Filósofos, Lisboa, Centro de Filosofia, 2013.

Método de ensino

A unidade será leccionada em regime de Seminário, incluindo: a leitura e debate em conjunto de textos relevantes, a elaboração de relatórios do trabalho desenvolvido, o exercício de planificação e um trabalho de investigação sobre algum dos tópicos do programa.

Método de avaliação

Cursos