
Didática da Filosofia II
Código
722031084
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Filosofia
Créditos
10
Professor responsável
Luís Crespo de Andrade
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
- Explicita e aplica reflexão própria acerca das finalidades e dos conteúdos programáticos, numa perspectiva de gestão lectiva sistemática e congruente.
- Discute o lugar da investigação filosófica, da investigação educacional e da auto-problematização docente no processo de ensino-aprendizagem.
- Elabora materiais didácticos a partir da enunciação dos problemas filosóficos e dos roteiros teóricos, conceptuais e textuais por estes suscitados.
- Mobiliza metodologias e recursos didácticos de forma criativa, variada e adequada às finalidades programáticas.
Pré-requisitos
Conteúdo
1. A elaboração de uma leitura pessoal, fundamentada, integrada e proficiente do papel do professor de filosofia à luz das finalidades educativas e das disposições programáticas da disciplina.
2. Aspectos didácticos da filosofia e da pedagogia do problema: a construção do percurso entre a interrogação espontânea e a reflexão sistemática.
3. Abordagem pedagógica e didáctica dos problemas, das redes conceptuais e das referências teóricas nas unidades didácticas curriculares principais.
4. Análise teórica e prática das implicações recíprocas entre orientações pedagógicas, opções metodológicas e práticas efectivas no ensino-aprendizagem da filosofia.
5. Superação de insuficiências científicas e didácticas expostas ou reveladas pelos formandos.
Bibliografia
- AAVV, \"Ensino da Filosofia/Filosofia do Ensino\", Philosophica, nº. 6. Lisboa, Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras de Lisboa, 1995.
- Carrilho, Manuel Maria, Razão e transmissão da Filosofia, Lisboa, Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 1987.
- Cifuentes, Luis María; Gutiérrez, José María (coords.), Didáctica de la Filosofía, Barcelona, Editorial Graó, 2010.
- Fabre, Michel, Philosophie et pédagogie du problème, Paris, Librairie Philosophique J. Vrin, 2009.
- Ferreira, Maria Luísa Ribeiro (coord.), Ensinar e aprender Filosofia num mundo em rede, Lisboa, Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, 2012.
Método de ensino
A metodologia teórico-prática própria do trabalho de seminário é a adequada à leccionação da unidade. A par de uma introdução geral a cada um dos conteúdos programáticos, a cargo do docente, procede-se a exposições individuais por parte de cada um dos alunos, seguidas de discussão conjunta.
Método de avaliação
A avaliação considera, por um lado, as apresentações e a restante participação nas sessões de seminário e, por outro lado, a realização de um trabalho escrito que verse o roteiro científico e pedagógico de uma das unidades curriculares do programa.