Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Desenvolvimento Regional e Local

Código

722041034

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Geografia e Planeamento Regional

Créditos

10

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Apresentar os conceitos básicos de desenvolvimento regional e local;
b) Discutir e analisar modelos fundamentais de desenvolvimento regional e local;
c) Reconhecer a importância e o significado das interrelações entre Desenvolvimento Regional e Gestão do Território;
d) Transmitir um conjunto de conhecimentos aprofundados sobre os novos modelos de competitividade territorial
e) Discutir as conexões entre Competitividade Territorial e Gestão do Território;
f) Transmitir um conjunto de conhecimentos sobre Governação e Empreendorismo

Pré-requisitos

Não tem

Conteúdo

1) Modelos de desenvolvimento regional.
2) Paradigmas de Desenvolvimento Regional.
3) Evolução da Gestão do Território.
4) Concentração Geográfica e Especialização Flexível.
5) Distritos Industriais e Clusters.
6) Competitividade Regional e Planeamento Territorial.
7) Novos objectivos para a Gestão do Território.
8) Governação Local e Empreendorismo

Bibliografia

BLAKELY, E.J. and BRADSHAW, Ted, Planning Local Economic Development. Theory and Practice, Londres, Sage Publications, 2002
CLAVAL, P., « Competitivité Territoriale et Mondialisation », GeoInova, nº3, 2001, p.11-32.
LOPES, A. Simões, Desenvolvimento Regional, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2001
QUEVIT, M., Relations entre Aménagement du Territoire et Développement Régional Equilibré, Bruxelas, Parlement Européen, 1993
PYKE, F.; SENGENBERGER, W., Industrial Districts and Local Economic Regeneration, Genova, International Institute for Labour Studies, 1992.

Método de ensino

Os métodos de ensino baseiam-se em aulas teóricas e práticas onde é dado destaque à explicação conceptual e análise de casos práticos. A participação dos alunos é muito incentivada, dado defender-se o princípio de uma aprendizagem com elevada interacção docente-aluno.

Método de avaliação

Leitura de um conjunto de textos seleccionados, cujos conteúdos serão objecto de avaliação através de um teste escrito;
Participação num trabalho de grupo, onde se procede à aplicação prática de conteúdos analisados na componente teórica da disciplina.

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