Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Geografia da Globalização

Código

722041047

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Geografia e Planeamento Regional

Créditos

10

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

Compreender o conceito de globalização; mobilizar o conhecimento, compreender a diversidade de abordagens de outras disciplinas e sua aplicação no âmbito político, económico, social e ambiental; avaliar diferentes comportamentos ao nível do consumo; utilizar a diversidade de perspectivas na reflexão para uma globalização positiva, ecológica e humanista; analisar indicadores relacionados com a qualidade de vida das populações (competências técnicas); encontrar respostas para problemas de forma autónoma e transferir a experiência adquirida para situações novas (competências metodológicas).

Pré-requisitos

N.A.

Conteúdo

Reflexão sobre as origens da globalização; análise de constrangimentos sociais, culturais, económicos, ecológicos e espaciais associados a este fenómeno; Globalização e consumo; novas formas de organização da sociedade e de comportamentos; globalização positiva, ecológica e humanista.

Bibliografia

BUCKMAN, G., Globalization, Londres, Zed Books, 2004, pp. 107-212.
DOWER, N., The Nature and Scope of Global Ethics and the relevance of the Earth Charter, in Journal of Global Ethics, Routledge, Volume 1, nr. 1, June 2005, pp. 25-43.
FIRMINO, A:, A Saga dos OGM´s: uma reflexão polémica, Actas do VI Congresso de Geografia Portuguesa, UNL, FCSH, Lisboa
JOHNSTON, R. J. et al, Geographies of Global Change, London, Blackwell Publishing, 2nd edition, 2002, chapter 1.
PERES, E., “Alimentação e Globalização”, Vértice, Maio-Junho, Lisboa, 1999, pp.55-63.
SCIRATO, T.; WEBB, J., Understanding Globalization, Londres, Sage Publications, 2004, pp. 1-73.
SINGER, P, A Ética da Globalização, Lisboa, Gradiva, 2004, pp. 263-69.

Método de ensino

Método de avaliação

A cada aluno é exigida: 1) leitura de um conjunto de textos selecionados, cujos conteúdos serão objecto de avaliação através de um teste escrito; 2) realização de um ensaio sobre um tópico do programa; 3) participação num trabalho de grupo com apresentação oral (research-action).

Cursos