Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

SIG e Análise Espacial

Código

722041062

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Geografia e Planeamento Regional

Créditos

10

Professor responsável

Rui Pedro Julião

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Dominar o vocabulário específico da Ciência e Sistemas de Informação Geográfica
b) Compreender os fundamentos da Informação Geográfica
c) Conhecer o mercado nacional de informação geográfica
d) Compreender os fundamentos do planeamento e gestão de projectos SIG
e) Explorar estruturas de dados para análise de problemas espaciais
f) Desenvolver metodologias de análise espacial
g) Aplicar processos de análise espacial em plataformas tecnológicas

Pré-requisitos

Não tem

Conteúdo

1. Apresentação
2. O Mercado Nacional de Informação Geográfica
2.1. A Infra-estrutura Nacional de Informação Geográfica
2.2. As Instituições Públicas
2.3. As Empresas
3. Planeamento e Gestão de Projectos SIG
3.1. As Organizações
3.2. Ferramentas de Pensamento Estratégico
3.3. Análise e Planeamento de Projectos
3.4. Implementação e Gestão
4. Princípios de Análise Espacial em SIG
4.1. Análise Vectorial
4.2. Análise Raster
4.3. Modelação Geográfica

Bibliografia

TOMLINSON, R. , Thinking About GIS: Geographic Information System Planning for Managers, Redlands, ESRI Press, 2005.
LONGLEY, P.; GOODCHILD, M.; MAGUIRE, D.; RHIND, D.,Geographical Information Systems and Science, 2ª ed., Nova Iorque, John Wiley & Sons, 2005
MATOS, J. L., Fundamentos de Informação Geográfica, Colecção Geomática, Lisboa, Lidel, 2001
BURROUGH, P.; MCDONNELL, R., A., Principles of Geographical Information Systems (Spatial Information Systems), 2ª. Ed., Oxford, Oxford Univ Press, 1998.
GOODCHILD, M. F., “Rediscovering The World Through GIS: prospects for a second age of geographical discovery”, in GIS PlaNET 98 CD-ROM Proceedings, GIS PlaNET, Lisboa, 1998.

Método de ensino

Aulas expositivas e participativas (manipulação de plataformas tecnológicas); exploração de textos e trabalho de grupo.

Método de avaliação

A cada aluno é exigida:
- a leitura de um conjunto de textos seleccionados, cujos conteúdos, conjuntamente com o material das aulas, serão objecto de avaliação através da realização de uma comunicação, ensaio ou recensão;
- a participação num trabalho de grupo.

Cursos