
Degradação de Ecossistemas Mediterrâneos
Código
722041080
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Geografia e Planeamento Regional
Créditos
10
Professor responsável
Pedro Cortesão Casimiro
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
a)Reconhecer a especificidade dos ecossistemas mediterrâneos
b) Compreender os diferentes factores que contribuem para a sua identidade.
c) Apreender os contextos naturais e socioeconómicos que contribuem para a diferenciação dentro da Região Mediterrânea.
d) Avaliar os factores que contribuem para a degradação deste ecossistema.
e) Analisar as fragilidades e potencialidades do Portugal Mediterrâneo
f) Desenvolver e aplicar os conhecimentos adquiridos no diagnóstico e mitigação dos processos de degradação
g) Interpretar de forma crítica e analítica textos e dados
Pré-requisitos
Não Aplicável
Conteúdo
1) O contexto geográfico do Mediterrâneo.
2) As diferenciações espaciais, caracterização.
3) Os processos de degradação dos ecossistemas mediterrâneos, causas e consequências.
4) Fragilidades e Potencialidades destes ecossistemas.
5) A utilização dos recursos naturais.
6) O fenómeno da Desertificação.
7) Perspectivas futuras.
Bibliografia
Allen, Harriet D.
Mediterranean Ecogeography Ecogeography Series,
Harlow, Pearson, 2001, 263 p.
Conacher, A.; Sala, M. (Eds.)
Land Degradtion in Mediterranean Environemnts of the World Nature and
Extent, Causes and Solutions, Londres, Willey, 1998, 491 p.
Brandt, C.J; Thornes, J.B. (Eds.)
Mediterranean Desertification and Land Use,
Londres, Wiley, 1996, 554 p. Grenon,
M.; Batisse, M. (Eds.)
Futures for the Mediterranean Bassin The Blue Plan,
Nova Iorque, Oxford University Press, 1989, 279 p.
Grove, A.T.; Rackham, O.
The Nature of Mediterraean Europe An Ecological History,
New York, Yale University Press, 2003, 384 p.
Rundel, P.W.; Montenegro G.; Jaksic, F.M. (Eds.)
Landscape Disturbance and Biodiversity in Mediterranean Type Ecosystems,
Nova Iorque, Springer, 1998, 447 p.
Método de ensino
As metodologias de ensino estão em coerência com os objectivos da unidade curricular, visto que a metodologia expositiva e participativa (análise crítica e discussão), utilizada ao longo da unidade, permite atingir especificamente e sequencialmente os objectivos da mesma.
Método de avaliação
O instrumento de avaliação utlizado permite avaliar se o aluno adquiriu adequadamente os conhecimentos necessários para atingir os objectivos propostos, valorizando o trabalho de campo a análise crítica das fontes, bem como a partilha e discussão dos resultados em aula.
É organizada uma saída de campo de quatro dias, ao Sul de Portugal, no último terço da unidade, em que todos os aspectos da unidade são abordados, debatidos e analisados.
Cursos
- Ensino de História e de Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
- Gestão do Território - Área de Especialização em Ambiente e Recursos Naturais
- Gestão do Território - Área de Especialização em Planeamento e Ordenamento do Território
- Gestão do Território - Área de Especialização em Detecção Remota e Sistemas de Informação Geográfica
- Gestão do Território - Área de Especialização em Território e Desenvolvimento