Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Degradação de Ecossistemas Mediterrâneos

Código

722041080

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Geografia e Planeamento Regional

Créditos

10

Professor responsável

Pedro Cortesão Casimiro

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

a)Reconhecer a especificidade dos ecossistemas mediterrâneos
b) Compreender os diferentes factores que contribuem para a sua identidade.
c) Apreender os contextos naturais e socioeconómicos que contribuem para a diferenciação dentro da Região Mediterrânea.
d) Avaliar os factores que contribuem para a degradação deste ecossistema.
e) Analisar as fragilidades e potencialidades do Portugal Mediterrâneo
f) Desenvolver e aplicar os conhecimentos adquiridos no diagnóstico e mitigação dos processos de degradação
g) Interpretar de forma crítica e analítica textos e dados

Pré-requisitos

Não Aplicável

Conteúdo

1) O contexto geográfico do Mediterrâneo.
2) As diferenciações espaciais, caracterização.
3) Os processos de degradação dos ecossistemas mediterrâneos, causas e consequências.
4) Fragilidades e Potencialidades destes ecossistemas.
5) A utilização dos recursos naturais.
6) O fenómeno da Desertificação.
7) Perspectivas futuras.

Bibliografia

Allen, Harriet D.
Mediterranean Ecogeography – Ecogeography Series,
Harlow, Pearson, 2001, 263 p.

Conacher, A.; Sala, M. (Eds.)
Land Degradtion in Mediterranean Environemnts of the World – Nature and
Extent, Causes and Solutions, Londres, Willey, 1998, 491 p.

Brandt, C.J; Thornes, J.B. (Eds.)
Mediterranean Desertification and Land Use,
Londres, Wiley, 1996, 554 p. Grenon,

M.; Batisse, M. (Eds.)
Futures for the Mediterranean Bassin – The Blue Plan,
Nova Iorque, Oxford University Press, 1989, 279 p.

Grove, A.T.; Rackham, O.
The Nature of Mediterraean Europe – An Ecological History,
New York, Yale University Press, 2003, 384 p.

Rundel, P.W.; Montenegro G.; Jaksic, F.M. (Eds.)
Landscape Disturbance and Biodiversity in Mediterranean Type Ecosystems,
Nova Iorque, Springer, 1998, 447 p.

Método de ensino

As metodologias de ensino estão em coerência com os objectivos da unidade curricular, visto que a metodologia expositiva e participativa (análise crítica e discussão), utilizada ao longo da unidade, permite atingir especificamente e sequencialmente os objectivos da mesma.

Método de avaliação

O instrumento de avaliação utlizado permite avaliar se o aluno adquiriu adequadamente os conhecimentos necessários para atingir os objectivos propostos, valorizando o trabalho de campo a análise crítica das fontes, bem como a partilha e discussão dos resultados em aula.

É organizada uma saída de campo de quatro dias, ao Sul de Portugal, no último terço da unidade, em que todos os aspectos da unidade são abordados, debatidos e analisados.

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