Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Transportes e Mobilidade

Código

722041089

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Geografia e Planeamento Regional

Créditos

10

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

1) Perceber as inter-relações entre o desenvolvimento dos sistemas de transporte e a organização espacial;
2) Desenvolver conhecimentos teóricos e práticos sobre os sistemas de transportes e a mobilidade urbana;
3) Desenvolver um raciocínio crítico sobre os problemas relacionados com os transportes e a mobilidade urbana;
4) Dominar métodos e técnicas essenciais para a participação e desenvolvimento de estudos e planos na área dos transportes e da mobilidade;
5) Conceptualizar soluções ao nível da organização dos sistemas de transporte e da mobilidade urbana.

Pré-requisitos

Não tem.

Conteúdo

a) Enquadramento: a problemática da mobilidade;
b) Os conceitos fundamentais;
c) Interacção: transportes, usos do solo e ambiente;
d) Características técnicas das redes e dos modos de transporte;
e) Quadro legal dos transportes;
f) Os desafios da mobilidade urbana;
g) As políticas de transportes e de estacionamento;
h) A logística e o transporte de mercadorias.
i) Os estudos de transportes e os Planos de Mobilidade;
j) Conceitos e técnicas inerentes à concepção, planeamento e exploração dos sistemas de transporte.

Bibliografia

IDAE, PMUS: Guía práctica para la elaboración e implantación de planes de movilidad urbana sostenible, Madrid, Ministerio de Industria, Turismo y Comercio, 2006, 155 p.
VUCHIC, V.R, Urban Transit: Operations, = Planning and Economics, N. Jersey, Wiley, 2005.
RABINOVITCH, J.; LEITMAN, J., “Urban Planning in Curitiba”, in Scientific American Magazine, Março, 1996, 8 p.
RODRIGUE, J.P.; COMTOIS, C.; SLACK, B., The Geography of Transport Systems, New York, Routledge, 2006, 352 p.
BEN-AVICA, Mosche (ed.), Transport Policy, Vol.1, No.1, Oxford, Butterworth-Heinemann Ltd, 1993

Método de ensino

Apresentação e discussão de casos de estudo, debates e aplicação de metodologias e técnicas específicas.

Método de avaliação

Aulas teóricas (50%): expositivas e participativas (debate); Aulas práticas (50%)

Cursos