
Transportes e Mobilidade
Código
722041089
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Geografia e Planeamento Regional
Créditos
10
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
1) Perceber as inter-relações entre o desenvolvimento dos sistemas de transporte e a organização espacial;
2) Desenvolver conhecimentos teóricos e práticos sobre os sistemas de transportes e a mobilidade urbana;
3) Desenvolver um raciocínio crítico sobre os problemas relacionados com os transportes e a mobilidade urbana;
4) Dominar métodos e técnicas essenciais para a participação e desenvolvimento de estudos e planos na área dos transportes e da mobilidade;
5) Conceptualizar soluções ao nível da organização dos sistemas de transporte e da mobilidade urbana.
Pré-requisitos
Não tem.
Conteúdo
a) Enquadramento: a problemática da mobilidade;
b) Os conceitos fundamentais;
c) Interacção: transportes, usos do solo e ambiente;
d) Características técnicas das redes e dos modos de transporte;
e) Quadro legal dos transportes;
f) Os desafios da mobilidade urbana;
g) As políticas de transportes e de estacionamento;
h) A logística e o transporte de mercadorias.
i) Os estudos de transportes e os Planos de Mobilidade;
j) Conceitos e técnicas inerentes à concepção, planeamento e exploração dos sistemas de transporte.
Bibliografia
IDAE, PMUS: Guía práctica para la elaboración e implantación de planes de movilidad urbana sostenible, Madrid, Ministerio de Industria, Turismo y Comercio, 2006, 155 p.
VUCHIC, V.R, Urban Transit: Operations, = Planning and Economics, N. Jersey, Wiley, 2005.
RABINOVITCH, J.; LEITMAN, J., Urban Planning in Curitiba, in Scientific American Magazine, Março, 1996, 8 p.
RODRIGUE, J.P.; COMTOIS, C.; SLACK, B., The Geography of Transport Systems, New York, Routledge, 2006, 352 p.
BEN-AVICA, Mosche (ed.), Transport Policy, Vol.1, No.1, Oxford, Butterworth-Heinemann Ltd, 1993
Método de ensino
Apresentação e discussão de casos de estudo, debates e aplicação de metodologias e técnicas específicas.
Método de avaliação
Aulas teóricas (50%): expositivas e participativas (debate); Aulas práticas (50%)
Cursos
- Ensino de História e de Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
- Gestão do Território - Área de Especialização em Ambiente e Recursos Naturais
- Gestão do Território - Área de Especialização em Planeamento e Ordenamento do Território
- Gestão do Território - Área de Especialização em Detecção Remota e Sistemas de Informação Geográfica
- Gestão do Território - Área de Especialização em Território e Desenvolvimento