
Programação de Equipamentos
Código
722041092
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Geografia e Planeamento Regional
Créditos
10
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Compreender o contributo dos equipamentos colectivos no planeamento territorial, a diferentes escalas;
b) Relacionar os diferentes equipamentos colectivos - de educação, de segurança social (infância e idosos), de saúde, de desporto, de cultura, de segurança pública com as políticas públicas associadas;
c) Saber interpretar as dinâmicas demográficas, sócio-económicas e territoriais que interferem na reconfiguração das redes de equipamentos;
d) Dominar as metodologias de programação de equipamentos colectivos;
e) Conceber e aplicar metodologias direccionadas para a gestão das redes.
Pré-requisitos
Não tem
Conteúdo
Conceito de equipamento colectivo. Tipologias. Políticas públicas associadas. Competências dos diversos níveis da Administração. Dos equipamentos de base local aos equipamentos estruturantes: sua inserção no planeamento territorial. Dimensionamento e (re)estruturação das redes: procura versus oferta; factores intervenientes na sua reconfiguração; metodologias de diagnóstico; critérios de programação, dimensionamento e localização. Exemplificação. O conceito de carta de equipamentos. A especificidade dos equipamentos de educação. A Carta Educativa: conceito e sua aplicação em contextos territoriais diversos. Novas leituras da relação educação/cidade. Princípios orientadores da gestão das redes: monitorização e indicadores de avaliação do seu desempenho.
Bibliografia
DGOTDU, Normas para a Programação e Caracterização de Equipamentos Colectivos, Lisboa, DGOTDU, 2002.
GASPAR, Jorge e all. As Dinâmicas de Contexto Desenvolvimento Sustentável: As Pessoas, o Espaço, o Ambiente População e Sistema Educativo. in CARNEIRO, Roberto (Org.), O Futuro da Educação em Portugal Tendências e Oportunidades um estudo de reflexão prospectiva. Tomo II, Lisboa, Dinâmicas de Contexto, Departamento de Avaliação Prospectiva e Planeamento, 2001, pp. 227-269.
Ministério da Educação, Manual para a Elaboração da Carta Educativa, Lisboa, ME/DAPP, 2000.
Ministério da Educação, Instrumentos para o reordenamento da Rede Educativa, Lisboa, ME/DAPP, 2000.
Ministério da Saúde, Carta de Equipamentos de Saúde, Lisboa, Grupo de Trabalho para a Elaboração da Carta de Equipamentos de Saúde, 1998.
Método de ensino
- Aulas expositivas e participativas. Discussão de casos de estudo.
- Trabalho de grupo.
Método de avaliação
A cada aluno é exigida a:
- leitura de bibliografia seleccionada, cujos conteúdos serão objecto de avaliação através de um teste escrito;
- participação num trabalho de grupo e redacção de um relatório técnico.
Cursos
- Gestão do Território - Área de Especialização em Ambiente e Recursos Naturais
- Gestão do Território - Área de Especialização em Planeamento e Ordenamento do Território
- Gestão do Território - Área de Especialização em Detecção Remota e Sistemas de Informação Geográfica
- Gestão do Território - Área de Especialização em Território e Desenvolvimento