Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Programação de Equipamentos

Código

722041092

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Geografia e Planeamento Regional

Créditos

10

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Compreender o contributo dos equipamentos colectivos no planeamento territorial, a diferentes escalas;
b) Relacionar os diferentes equipamentos colectivos - de educação, de segurança social (infância e idosos), de saúde, de desporto, de cultura, de segurança pública – com as políticas públicas associadas;
c) Saber interpretar as dinâmicas demográficas, sócio-económicas e territoriais que interferem na reconfiguração das redes de equipamentos;
d) Dominar as metodologias de programação de equipamentos colectivos;
e) Conceber e aplicar metodologias direccionadas para a gestão das redes.

Pré-requisitos

Não tem

Conteúdo

Conceito de equipamento colectivo. Tipologias. Políticas públicas associadas. Competências dos diversos níveis da Administração. Dos equipamentos de base local aos equipamentos estruturantes: sua inserção no planeamento territorial. Dimensionamento e (re)estruturação das redes: procura versus oferta; factores intervenientes na sua reconfiguração; metodologias de diagnóstico; critérios de programação, dimensionamento e localização. Exemplificação. O conceito de “carta de equipamentos”. A especificidade dos equipamentos de educação. A Carta Educativa: conceito e sua aplicação em contextos territoriais diversos. Novas leituras da relação educação/cidade. Princípios orientadores da gestão das redes: monitorização e indicadores de avaliação do seu desempenho.

Bibliografia

DGOTDU, Normas para a Programação e Caracterização de Equipamentos Colectivos, Lisboa, DGOTDU, 2002.
GASPAR, Jorge e all. “As Dinâmicas de Contexto – Desenvolvimento Sustentável: As Pessoas, o Espaço, o Ambiente – População e Sistema Educativo”. in CARNEIRO, Roberto (Org.), O Futuro da Educação em Portugal – Tendências e Oportunidades – um estudo de reflexão prospectiva. Tomo II, Lisboa, Dinâmicas de Contexto, Departamento de Avaliação Prospectiva e Planeamento, 2001, pp. 227-269.
Ministério da Educação, Manual para a Elaboração da Carta Educativa, Lisboa, ME/DAPP, 2000.
Ministério da Educação, Instrumentos para o reordenamento da Rede Educativa, Lisboa, ME/DAPP, 2000.
Ministério da Saúde, Carta de Equipamentos de Saúde, Lisboa, Grupo de Trabalho para a Elaboração da Carta de Equipamentos de Saúde, 1998.

Método de ensino

- Aulas expositivas e participativas. Discussão de casos de estudo.
- Trabalho de grupo.

Método de avaliação

A cada aluno é exigida a:
- leitura de bibliografia seleccionada, cujos conteúdos serão objecto de avaliação através de um teste escrito;
- participação num trabalho de grupo e redacção de um relatório técnico.

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