Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Territórios da Pobreza e Exclusão

Código

722041098

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Geografia e Planeamento Regional

Créditos

10

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Discutir alguns factores fundamentais da pobreza enquanto fenómeno, com destaque para o envelhecimento populacional;
b) Transmitir um conjunto de conhecimentos sobre conceitos e métodos básicos de análise da pobreza;
c) Discutir o papel das políticas, mundiais, europeias e nacionais de combate à pobreza e è exclusão;
d) Analisar a geografia mundial da pobreza e da exclusão;
e) Analisar o papel das instituições públicas, privadas, cooperativas e de voluntariado no combate à pobreza e à exclusão;
f) Analisar casos práticos, com destaque para os estudos e programas das Nações Unidas, da União Europeia e de Portugal;
g) Perspectivar vias de futuro para a redução da pobreza e da exclusão.

Pré-requisitos

Não tem

Conteúdo

1) Noções fundamentais sobre envelhecimento populacional.
2) Conceitos fundamentais sobre pobreza.
3) Métodos de análise da pobreza.
4) Políticas europeias e nacionais de combate à pobreza.
5) Territórios da pobreza à escala mundial, europeia e portuguesa.
6) O papel das instituições no combate à pobreza e à exclusão.
7) Caminhos de futuro.

Bibliografia

SACHS, J., The End of Poverty, Nova Iorque, The Penguin Press, 2005
SMTH, S. Ending Global Poverty, Nova Iorque, Palgrave MacMillan, 2005.
BARTOLI, H., Repenser le Développement, Paris, Editions UNESCO, Economica, 1999.
DUPAS, G., Economia Global e Exclusão Social, São Paulo, Editora Paz e Terra, 1999.
SEN, A., Pobreza e Fomes – um ensaio sobre direitos e privações, Lisboa, Terramar, 1999.

Método de ensino

Os métodos de ensino baseiam-se em aulas teóricas e práticas onde é dado destaque à explicação conceptual e análise de casos práticos. A participação dos alunos é muito incentivada, dado defender-se o princípio de uma aprendizagem com elevada interacção docente-aluno.

Método de avaliação

A leitura de um conjunto de textos seleccionados, cujos conteúdos serão objecto de avaliação através de um teste escrito;
A participação num trabalho de grupo, onde se procede à aplicação prática de conteúdos analisados na componente teórica da disciplina.

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