
Ordenamento do Território e Ambiente
Código
722041100
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Geografia e Planeamento Regional
Créditos
10
Professor responsável
Ana Filipa Ramalhete
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
1.Criar a base para uma prática profissional apoiada em saberes sólidos de Ordenamento do Território (OT)
2.Conhecer e compreender a relação entre OT e Ambiente
3.Dominar as várias dimensões do OT
4.Compreender a relação entre objectivos, problemas e soluções em OT no contexto dos instrumentos de gestão territorial
5.Analisar a inter-relação dos conceitos adquiridos com as práticas profissionais associadas ao OT
Competências
-Conhecimento da génese dos conceitos de OT, assim como a sua evolução, a nível internacional e nacional
-Enquadramento da prática de OT nas políticas ambientais, a diferentes escalas
-Domínio de técnicas de análise do território, nomeadamente no que diz respeito à identificação de problemas e constrangimentos à prática do seu ordenamento
-Compreensão das várias escalas de actuação do OT, dos instrumentos existentes e do papel dos vários actores
-Estruturação de um pensamento crítico sobre a política de OT em Portugal
Pré-requisitos
Não aplicável
Conteúdo
1.O Ordenamento do Território como uma prática fundamental da promoção do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável: o contexto internacional e nacional.
2.As diferentes técnicas e escalas de análise e planeamento e gestão do território.
3.O esquema nacional de gestão do território, os seus instrumentos e a interacção entre eles.
Bibliografia
FERRÃO, João (2011) O ordenamento do território como política pública, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian.
Livro Verde sobre a Coesão Territorial Europeia, Tirar Partido da Diversidade Territorial (2008) Bruxelas, Comissão das Comunidades Europeias, COM 616.
PEREIRA, Margarida (2009) Desafios contemporâneos do ordenamento do território: para uma governabilidade inteligente do(s) território(s), Prospectiva e Planeamento, Vol. 16, 77-102.State of the worlds cities 2012/2013, Prosperity of cities (2012) Nairobi, United Nations Human Settlements Program.
The Territorial State and Perspectives of the European Union, Background document for the Territorial Agenda of the European Union 2020 (2011) presented at the Informal Meeting of Ministers responsible for Spatial Planning and Territorial Development on 19th May 2011 Gödöllö, Hungary.
Método de ensino
Aulas teórica-práticas expositivas e participativas (debates), centradas na: i) compreensão teórica dos princípios e dos instrumentos utilizados em ordenamento do território; ii) aplicação dos instrumentos à escala nacional, regional e local; iii) aprendizagem colaborativa, através da discussão, análise de casos de estudo e trabalhos de grupo.
Método de avaliação
A avaliação é feita de forma contínua, através da realização de trabalhos individuais e de grupo, da participação em fóruns de discussão (em regime de e-learning) e de um exame final (presencial).
O sistema de avaliação tem as seguintes componentes:
- Exame final (presencial) sobre toda a matéria leccionada (50%);
-Avaliação contínua (50%), que se traduz na participação na plataforma (40%) e trabalho individual ( 60%).