
Bibliotecas Públicas
Código
722051091
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
História
Créditos
2
Professor responsável
Paulo Leitão
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Compreender e identificar os principais aspectos, funções e atividades das bibliotecas públicas
b) Entender e discutir os novos paradigmas da organização de serviços e de comunicação em bibliotecas públicas
c) Entender as dinâmicas da Sociedade da Informação a nível nacional e internacional
Pré-requisitos
Não aplicável
Conteúdo
I - Biblioteca Pública: um conceito, uma prática
1.1. Origem e evolução do conceito de Biblioteca Pública
1.2. A Biblioteca Pública na actualidade
1.3. Missões e Fins da Biblioteca Pública
II As Bibliotecas Públicas em Portugal
2.1. Breve historial
2.2. O Programa da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas
2.3. A situação actual da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas
2.4- Cooperação com a rede das Bibliotecas Escolares
III Organização e Recuperação da Informação em Bibliotecas Públicas
3.1. Selecção e gestão de colecções.
3.2. Organização da Informação: práticas e instrumentos.
3.3. Sistemas de livre acesso
3.4. Recuperação da informação
IV Políticas e serviços
4.1. Públicos e serviços
4.2. Serviços tradicionais
4.3. Novos paradigmas de serviços.
V- Bibliotecas Públicas e Sociedade da Informação
5.1. Portugal
5.2. União Europeia
Bibliografia
IFLA / UNESCO - Manifesto da UNESCO sobre as Bibliotecas Públicas (1994). Disponível em: http://www.iplb.pt/pls/diplb/!main_page?levelid=188
IFLA / UNESCO IFLA public library services guidelines. 2nd completely revised edition. Saur, 2010
IFLA / UNESCO IFLA UNESCO Internet Manifesto Guidelines. 2006. Disponível em: http://www.ifla.org/faife/policy/iflastat/Internet-ManifestoGuidelines.pdf
IFLA The IFLA Internet manifesto. 2002. Disponível em: http://www.ifla.org/III/misc/im-e.htm
IFLA IFLA digital reference guidelines. 2005. Disponível em: http://www.ifla.org/VII/s36/pubs/drg.03.htm
Método de ensino
Aulas presenciais, tutorias e trabalho autónomo dos alunos.
As aulas presenciais terão um carácter teórico-prático, constituído por um primeiro momento de exposição teórica dos temas, conceitos e vocabulário específicos da área, seguido de exercícios práticos, apresentações orais e debates participados pelos alunos.
Método de avaliação
A avaliação será feita com base na seguinte ponderação:
- um trabalho escrito de investigação em grupo, máx. de 20 páginas (45%), com apresentação oral à turma (15%);
- Comentário individual de textos (30%) e participação (10%) na aula.