Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Bibliotecas Públicas

Código

722051091

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

História

Créditos

2

Professor responsável

Paulo Leitão

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Compreender e identificar os principais aspectos, funções e atividades das bibliotecas públicas
b) Entender e discutir os novos paradigmas da organização de serviços e de comunicação em bibliotecas públicas
c) Entender as dinâmicas da Sociedade da Informação a nível nacional e internacional

Pré-requisitos

Não aplicável

Conteúdo

I - Biblioteca Pública: um conceito, uma prática
1.1. Origem e evolução do conceito de Biblioteca Pública
1.2. A Biblioteca Pública na actualidade
1.3. Missões e Fins da Biblioteca Pública

II – As Bibliotecas Públicas em Portugal
2.1. Breve historial
2.2. O Programa da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas
2.3. A situação actual da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas
2.4- Cooperação com a rede das Bibliotecas Escolares

III – Organização e Recuperação da Informação em Bibliotecas Públicas
3.1. Selecção e gestão de colecções.
3.2. Organização da Informação: práticas e instrumentos.
3.3. Sistemas de livre acesso
3.4. Recuperação da informação

IV – Políticas e serviços
4.1. Públicos e serviços
4.2. Serviços tradicionais
4.3. Novos paradigmas de serviços.

V- Bibliotecas Públicas e Sociedade da Informação
5.1. Portugal
5.2. União Europeia

Bibliografia

IFLA / UNESCO - Manifesto da UNESCO sobre as Bibliotecas Públicas (1994). Disponível em: http://www.iplb.pt/pls/diplb/!main_page?levelid=188

IFLA / UNESCO – IFLA public library services guidelines. 2nd completely revised edition. Saur, 2010

IFLA / UNESCO – IFLA UNESCO Internet Manifesto Guidelines. 2006. Disponível em: http://www.ifla.org/faife/policy/iflastat/Internet-ManifestoGuidelines.pdf

IFLA – The IFLA Internet manifesto. 2002. Disponível em: http://www.ifla.org/III/misc/im-e.htm

IFLA – IFLA digital reference guidelines. 2005. Disponível em: http://www.ifla.org/VII/s36/pubs/drg.03.htm

Método de ensino

Aulas presenciais, tutorias e trabalho autónomo dos alunos.
As aulas presenciais terão um carácter teórico-prático, constituído por um primeiro momento de exposição teórica dos temas, conceitos e vocabulário específicos da área, seguido de exercícios práticos, apresentações orais e debates participados pelos alunos.

Método de avaliação

A avaliação será feita com base na seguinte ponderação:
- um trabalho escrito de investigação em grupo, máx. de 20 páginas (45%), com apresentação oral à turma (15%);
- Comentário individual de textos (30%) e participação (10%) na aula.

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