
Gestão de Sistemas de Biblioteca
Código
722051121
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
História
Créditos
3
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Adquirir competências na gestão de sistemas de bibliotecas, quer eles se situem em contexto organizacional, quer se constituam como centros especializados orientados para a recolha, tratamento e difusão de património biblioteconómico.
b) Compreender o ambiente contextual das bibliotecas e das organizações e os desafios que se lhes colocam na Sociedade do Conhecimento.
c) Promover uma leitura das bibliotecas e das organizações orientada para a mudança e para a melhoria contínua da satisfação das necessidades dos clientes e para a gestão da qualidade.
Pré-requisitos
Não aplicável
Conteúdo
1.Sistemas de bibliotecas. Tipologias.
2. Ambiente organizacional. Macro-ambiente e Micro-ambiente.
3. As organizações.
3.1 - Missão, objetivos, funções, atividades, processos.
3.2 Estrutura.
3.3 Liderança.
3.3 Cultura organizacional.
3.4 - Recursos humanos, financeiros, materiais.
3.5 Recursos informacionais: políticas, planos, normas e procedimentos.
3.6 - Produtos e serviços.
3.7 Marketing.
4. Gestão da mudança.
5. Planeamento.
5.1 - Plano estratégico. Casos práticos.
5.2 - Plano de acção. Casos práticos.
6. Gestão da qualidade.
6.1 Conceitos.
6.2 - Normas e modelos.
6.3 - Sistemas de gestão da qualidade.
6.3.1 - Planeamento e controlo. Medição da qualidade. Avaliação de desempenho. Modelos integrados.
6.3.2 Instrumentos: Carta da qualidade. Manual da qualidade. Benchmarking. Certificação.
Bibliografia
CARAPETO, Carlos; FONSECA, Fátima Administração pública. Modernização, qualidade, inovação.Lisboa:Sílabo,2005;
Chiavenato, Idalberto; SAPIRO, Adão - Planejamento estratégico. Fundamentos e aplicaçőes. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003;
INSTITUTO PORTUGUÊS DA QUALIDADE Norma portuguesa. Sistemas de gestão da qualidade. ISO 9001 : 2000. [Tradução da ISO 9001: 2000, Quality management systems Requirements. [Consult. 19.02.2005]. Disponível em
http://www.iso.org/iso/en/CombinedQueryResult.CombinedQueryResult?queryString=9001%3A+2000 ];
OCHÔA, Paula; PINTO, Leonor Gaspar - Aprender a inovar. Guia para o desenvolvimento de competências de gestão para os profissionais de informação e documentação. Lisboa: BAD, 2004.
Método de ensino
Método expositivo, o participativo e o experimental
Método de avaliação
A avaliação consta de um trabalho prático em grupo centrado na construção de uma carta da qualidade aplicada a uma tipologia de biblioteca (40%), bem como de um teste escrito (40%). Para além da valorização de atributos qualitativos do aluno no processo de ensino/aprendizagem, são tidos em conta a participação e interesse (10%).