
Preservação e Conservação da Informação e da Documentação
Código
722051159
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
História
Créditos
2
Professor responsável
Inês Isabel Simões de Abreu dos Santos Correia
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Dotar os futuros arquivistas e bibliotecários de uma preparação base que lhes permita identificar a necessidade da preservação e da conservação em situações de rotina ou de emergência a fim de colaborar directamente com técnicos da especialidade;
b) Desenvolver o conhecimento de arquivistas e bibliotecários com informação suficiente para que possam identificar problemas de preservação e conservação de carácter transversal associando causas directas e/ou indirectas;
c) Desenvolver competências de carácter interdisciplinar que permita aos mestrandos contribuir na criação de programas globais e estratégicos no âmbito da conservação preventiva e gestão de riscos;
d) Aumentar a capacidade de resposta em situações reais, em ambiente de arquivo ou biblioteca, com recurso a soluções sustentáveis e valorizando os recursos disponíveis;
e) Proporcionar a optimização dos métodos de pesquisa em preservação e conservação, nomeadamente ao nível da selecção de fontes bibliográficas ou de informação online.
Pré-requisitos
Não aplicável
Conteúdo
1.PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO EM ARQUIVOS E BIBLIOTECAS
Terminologia, Ideias/Ideais, Conceitos e Éticas.
Ambiente de Biblioteca, Arquivo e Museu: funções convergentes e complementares face à salvaguarda do património.
Contexto e evolução da preservação e conservação em Portugal.
Colecções, fundos e acervos - incorporação e manutenção.
A conservação preventiva como opção estratégica. Planear e implementar um Programa de Preservação e Conservação compatível com as politicas de acesso.
2. SALVAGUARDA DE SUPORTES E CONTEÚDOS EM BIBLIOTECAS E ARQUIVOS
Suportes, materiais, formatos e tipologias. Estruturas tradicionais e novos suportes digitais. O livro como documento e como objecto; conteúdo intelectual, material e imaterial da documentação.
Causas directas e indirectas de degradação; soluções directas e indirectas de preservação.
Observação e reconhecimento de dano e interpretação do seu significado.
Sensibilização e gestão de comportamentos favoráveis à preservação e conservação.
3. GESTÃO DE RISCOS
Riscos extremos e riscos de rotina. Avaliação e interpretação do risco; criação de ferramentas para levantamento de dados.
Politicas de preservação e sua aplicação transversal; o papel das diversas unidades orgânicas.
Plano de emergência: elaboração e implementação.
4. CIRCÚITOS INTERNOS E EXTERNOS DA DOCUMENTAÇÃO
Do depósito à sala de leitura; do depósito aos serviços técnicos; transferência de suporte e reprodução; conservação e restauro; exposições nacionais e internacionais.
Bibliografia
1.ASHLEY-SMITH, Jonathan: Risk assessment for object conservation. Oxford, Butterworth Heinemann, 1999. 358 p.
2.DIRECTRIZES DA IFLA PARA A CONSERVAÇÃO E MANUSEAMENTO DE DOCUMENTOS DE BIBLIOTECA. Trad. Portuguesa. Lisboa, Biblioteca Nacional, 2004. 158 p.
3.MCILWAINE, John: PREVENÇÃO DE DESASTRES E PLANOS DE EMERGÊNCIA - MANUAL BÁSICO DA IFLA, Trad. Portuguesa. Lisboa, Biblioteca Nacional, 2008. 67 p.
4.PINNIGER, David: Pest management in museums, archives and historic houses. London: Archetype Publications, 2001. 115 p.; il.
5. RHYS-LEWIS, Jonathan: Archives and Libraries in Developing Countries - An Advisory Guideline on Policy and Planning. London metropolitan Archives, 2000. 67 p.
6.THOMSON, Garry: The museum environment. 2nd. ed. Reprinted. Oxford, Butterworth Heinemann, 1999. 293 p., il.
7. VIÑAS, Salvador Muñoz: Contemporary Theory of Conservation. Elsevier B-H., Oxford, 2009. 239p.
8. ECO, Umberto e Jean-Claude Carrière: A Obsessão do Fogo. Difel, 2009, 305 p.
Método de ensino
Aulas teóricas acompanhadas pela apresentação de slides em Power Point e exe.learning, relacionando continuamente os conteúdos com estudos de caso. Uma aula mensal de pesquisa temática, monitorizada em sala (Internet) e respectiva análise crítica. São previstos três seminários temáticos com oradores convidados. Serão promovidas sessões de discussão e debate utilizando SSM (Soft System Methodology) para integração das intervenções.
Método de avaliação
1-Avaliação contínua privilegiando a pertinência das participações. Valorização da pesquisa temática e dos métodos de análise demonstrados através de apresentação de referências sugeridas.
2-Problematização, em sala, de um tema sobre preservação e conservação em biblioteca ou arquivo, individualmente ou em grupo (máximo 3 elementos);
2.1- possibilidade de conjugar esta avaliação com outra(s) disciplinas.
3-Teste de aferição pessoal realizado oralmente em exe.learning, em data aleatória.
4-Exame, por falta de elementos de avaliação ou por opção justificada.
Nota: Os mestrandos são informados dos parâmetros de avaliação no início do semestre.