Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Preservação e Conservação da Informação e da Documentação

Código

722051159

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

História

Créditos

2

Professor responsável

Inês Isabel Simões de Abreu dos Santos Correia

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Dotar os futuros arquivistas e bibliotecários de uma preparação base que lhes permita identificar a necessidade da preservação e da conservação em situações de rotina ou de emergência a fim de colaborar directamente com técnicos da especialidade; 

b) Desenvolver o conhecimento de arquivistas e bibliotecários com informação suficiente para que possam identificar problemas de preservação e conservação de carácter transversal associando causas directas e/ou indirectas;
c) Desenvolver competências de carácter interdisciplinar que permita aos mestrandos contribuir na criação de programas globais e estratégicos no âmbito da conservação preventiva e gestão de riscos;
d) Aumentar a capacidade de resposta em situações reais, em ambiente de arquivo ou biblioteca, com recurso a soluções sustentáveis e valorizando os recursos disponíveis;
e) Proporcionar a optimização dos métodos de pesquisa em preservação e conservação, nomeadamente ao nível da selecção de fontes bibliográficas ou de informação online.

Pré-requisitos

Não aplicável

Conteúdo

1.PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO EM ARQUIVOS E BIBLIOTECAS

Terminologia, Ideias/Ideais, Conceitos e Éticas.
Ambiente de Biblioteca, Arquivo e Museu: funções convergentes e complementares face à salvaguarda do património.
Contexto e evolução da preservação e conservação em Portugal.
Colecções, fundos e acervos - incorporação e manutenção.
A conservação preventiva como opção estratégica. Planear e implementar um Programa de Preservação e Conservação compatível com as politicas de acesso.

2. SALVAGUARDA DE SUPORTES E CONTEÚDOS EM BIBLIOTECAS E ARQUIVOS

Suportes, materiais, formatos e tipologias. Estruturas tradicionais e novos suportes digitais. O livro como documento e como objecto; conteúdo intelectual, material e imaterial da documentação.
Causas directas e indirectas de degradação; soluções directas e indirectas de preservação.
Observação e reconhecimento de dano e interpretação do seu significado.
Sensibilização e gestão de comportamentos favoráveis à preservação e conservação.

3. GESTÃO DE RISCOS
Riscos extremos e riscos de rotina. Avaliação e interpretação do risco; criação de ferramentas para levantamento de dados.
Politicas de preservação e sua aplicação transversal; o papel das diversas unidades orgânicas.
Plano de emergência: elaboração e implementação.

4. CIRCÚITOS INTERNOS E EXTERNOS DA DOCUMENTAÇÃO

Do depósito à sala de leitura; do depósito aos serviços técnicos; transferência de suporte e reprodução; conservação e restauro; exposições nacionais e internacionais.

Bibliografia

1.ASHLEY-SMITH, Jonathan: Risk assessment for object conservation. Oxford, Butterworth Heinemann, 1999. 358 p.


2.DIRECTRIZES DA IFLA PARA A CONSERVAÇÃO E MANUSEAMENTO DE DOCUMENTOS DE BIBLIOTECA. Trad. Portuguesa. Lisboa, Biblioteca Nacional, 2004. 158 p. 


3.MCILWAINE, John: PREVENÇÃO DE DESASTRES E PLANOS DE EMERGÊNCIA - MANUAL BÁSICO DA IFLA, Trad. Portuguesa. Lisboa, Biblioteca Nacional, 2008. 67 p.

4.PINNIGER, David: Pest management in museums, archives and historic houses. London: Archetype Publications, 2001. 115 p.; il. 


5. RHYS-LEWIS, Jonathan: Archives and Libraries in Developing Countries - An Advisory Guideline on Policy and Planning. London metropolitan Archives, 2000. 67 p.

6.THOMSON, Garry: The museum environment. 2nd. ed. Reprinted. Oxford, Butterworth Heinemann, 1999. 293 p., il.

7. VIÑAS, Salvador Muñoz: Contemporary Theory of Conservation. Elsevier B-H., Oxford, 2009. 239p.

8. ECO, Umberto e Jean-Claude Carrière: A Obsessão do Fogo. Difel, 2009, 305 p.

Método de ensino

Aulas teóricas acompanhadas pela apresentação de slides em Power Point e exe.learning, relacionando continuamente os conteúdos com estudos de caso. Uma aula mensal de pesquisa temática, monitorizada em sala (Internet) e respectiva análise crítica. São previstos três seminários temáticos com oradores convidados. Serão promovidas sessões de discussão e debate utilizando SSM (Soft System Methodology) para integração das intervenções.

Método de avaliação

1-Avaliação contínua privilegiando a pertinência das participações. Valorização da pesquisa temática e dos métodos de análise demonstrados através de apresentação de referências sugeridas.
2-Problematização, em sala, de um tema sobre preservação e conservação em biblioteca ou arquivo, individualmente ou em grupo (máximo 3 elementos);
2.1- possibilidade de conjugar esta avaliação com outra(s) disciplinas.
3-Teste de aferição pessoal realizado oralmente em exe.learning, em data aleatória.
4-Exame, por falta de elementos de avaliação ou por opção justificada.
Nota: Os mestrandos são informados dos parâmetros de avaliação no início do semestre.

Cursos