Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Problemática da Modernidade Política no Portugal do Século XX: República, Estado Novo, Revolução

Código

722051161

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

História

Créditos

10

Professor responsável

Fernando Mendes Rosas

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Aprofundar os conhecimentos adquiridos no 1º ciclo sobre a cultura portuguesa contemporânea.
b) Problematizar a dialéctica tradição/modernidade cultural no Portugal Contemporâneo.
c) Iniciar investigação própria sobre esta temática

Pré-requisitos

Não se aplica

Conteúdo

Dentro de uma lógica comum aos diversos seminários da Área de História Contemporânea da Pós-Graduação / Mestrado em História – a abordagem dos diversos tipos de factos condicionantes do advento da modernidade no Portugal contemporâneo – pretende-se, no âmbito deste seminário, estudar a problemática dos bloqueios e das roturas no tocante à modernidade política, percorrendo os três tipos de regimes que se sucederam à queda da monarquia em 1910. Para tal, seleccionaram-se 3 módulos específicos de problemáticas a debater em seminário: as elites políticas e sociais; a natureza política e ideológica dos regimes e das instituições; as conjunturas de rotura/viragem historicamente decisivas.

Bibliografia

- REIS, António, Portugal Contemporâneo, vols III, IV e V, ed. Alfa.
- ROSAS, Fernando, Portugal séc. XX: Pensamento e Acção Política, Lisboa, ed. Notícias, 2004.
- VALENTE, Vasco Pulido, A República Velha (1910-1917), Lisboa, ed. Gradiva, 1997.
- FERREIRA, José Medeiros (dir.), Portugal em Transe, vol VIII da História de Portugal (dir. J. Mattoso), Lisboa, ed. Estampa, 1994.
- PINTO, António Costa, O Salazarismo e o fascismo europeu, Lisboa, ed. Estampa, 1992.

Método de ensino

Aulas / Conferências magistrais de apresentação da natureza e das problemáticas associadas aos pontos fundamentais do programa.
Apresentação e debate de textos.
Acompanhamento tutorial dos diversos elementos de avaliação.

Método de avaliação

Participação oral nos debates.
Apresentação oral de um texto.
Elaboração de um pequeno trabalho escrito.
Apresentação e discussão em aula de um ensaio escrito (20 p.) elaborado a partir de investigação em fontes primárias e bibliografia.
Ensaio escrito (20 p.) elaborado a partir de investigação em fontes primárias e bibliografia.

Cursos