
Património e Museus
Código
722051211
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
História
Créditos
10
Professor responsável
Graça Filipe
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Ser capaz de aprofundar os conhecimentos teóricos e metodológicos indispensáveis para o estudo das temáticas patrimoniais e museológicas;
b) Ser capaz de reflectir sobre a actual situação patrimonial e museológica em Portugal, e de ministrar formação avançada nessa área tendo em vista instituições culturais de âmbito local e territorial;
c) Ter a capacidade de elaborar análises originais, redigir textos complexos e transmitir de forma correcta e acessível, para públicos diversificados, os resultados de uma pesquisa acerca do Património e dos Museus;
d) Desenvolver aplicações originais sobre a dinamização do património;
e) Adquirir as competências que permitam a divulgação do património edificado e museológico no âmbito municipal, tendo como suporte para esse trabalho o conhecimento aprofundado da sua dimensão histórica;
f) Adquirir as competências necessárias para uma formação avançada na área das Práticas de Cultura.
Pré-requisitos
Não aplicável
Conteúdo
1.Enquadramento legal do património e dos museus em Portugal. Competências dos Municípios
2.Patrimónios, museus e práticas culturais breve abordagem histórica e principais conceitos numa perspectiva contemporânea
3.Instituições, instrumentos e meios de proteção do património
4.Gestão patrimonial e museus
5.Comunicação e divulgação de património. Educação patrimonial.
6.Património e desenvolvimento local
Bibliografia
ASCENSIO, Mikel e Pol, Elena (2002). Nuevos Escenarios en Educación. Aprendizaje informal sobre el património, los
museos y la ciudad. Buenos Aires: Aique Grupo Editor S.A
CHOAY, Françoise (1999/2010), Alegoria do património. Lisboa: Edições 70.
COSTA, Paulo Ferreira da (Coord.) (2009). Museus e património imaterial: agentes, fronteiras, identidades. Lisboa:
IMC/Soflimits.
CUSTÓDIO, Jorge (Coord.científica) (2010). 100 Anos de Património: Memória e Identidade. Portugal 1910-2010. Lisboa:
Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqeuológico, I.P.
FILIPE, Graça (2009), Da musealização de património ao ordenamento do território musealizado: em busca de um modelo
de sustentabilidade adequado a cada realidade em mudança. Museal- Revista do Museu Municipal de Faro nº 4. Faro:
Câmara Municipal de Faro, 36-49.
LOPES, Flávio e CORREIA, Miguel Brito (2004). Património arquitectónico e arqueológico. Cartas, recomendações e
convenções internacionais. Lisboa: Livros Horizonte.
Método de ensino
Sessões teóricas de dimensão discursiva, com integração dos conteúdos ministrados nas aulas e sobre temas previamente preparados pelos discentes.
Sessões práticas de debate sobre a recente actividade na área da museologia e do património cultural.
Método de avaliação
Desempenho escrito: elaboração de um ensaio ou trabalho de projecto e de uma ficha de leitura.
Desempenho oral: debate de temas a partir de bibliografia e caso de estudo; apresentação em aula do ensaio ou trabalho de projecto.