
Animação Cultural
Código
722051212
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
História
Créditos
10
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Ser capaz de aprofundar os conhecimentos teóricos e metodológicos indispensáveis para o estudo das temáticas da divulgação cultural performativa;
b) Ser capaz de reflectir sobre a actual situação da animação cultural em Portugal, e de ministrar formação avançada nessa área tendo em vista instituições culturais de âmbito local;
c) Ter a capacidade de elaborar análises originais, redigir textos complexos e transmitir de forma correcta e acessível, para públicos diversificados, os resultados de uma pesquisa acerca de Animação Cultural;
d) Desenvolver aplicações originais e trabalhos de pesquisa sobre formas integradas de animação cultural, pensada a partir do saber histórico para um ambiente municipal;
e) Adquirir as competências necessárias para uma formação avançada na área da Animação Cultural.
Pré-requisitos
Não aplicável
Conteúdo
1. Da pertinência do conceito de animação cultural.Será que ainda faz sentido falar hoje em dia de animação cultural? Ou será esta uma disciplina datada, entretanto substituída pelo Ensino Pela(s) Artes ou por uma Pedagogia das Artes?
2. Da Programação Cultural à Pedagogia das Artes. Do Programador Cultural ao Pedagogo Cultural. O presente e o futuro da programação cultural num processo evolutivo onde cada cidadão, compondo a sua própria programação, artística e cultural, dispensa o Programador, sendo legítimo especular sobre a emergência do Pedagogo Cultural.
3. Análise e estudo de casos contemporâneos de animação cultural.Partindo da análise da realidade social, estudam-se casos de implementação de acções de animação cultural dirigidas a indivíduos, instituições e grupos. Essas acções de animação cultural ocupam, formam, integram socialmente e contribuem inevitavelmente para o desenvolvimento pessoal. A acção educativa não acontece apenas na escola mas, também, na comunidade.Objectivos, conteúdos, metodologias de trabalho, impactos sobre as populações de projectos culturais comunitários. Experiências várias e a sua relação com os municípios.Objectivos, conteúdos, metodologias de trabalho, impactos sobre as populações, dos serviços educativos de teatros, museus e outras instituições culturais, bem como o trabalho desenvolvido pelas autarquias.
Bibliografia
ABREU, Miguel, GAVE. Guia das Artes Visuais e do Espectáculo, Lisboa, Instituto das Artes, 2006.
BERÑE, ARAN,MARTÍNEZ, La acción comunitária,10 ideas clave, Barcelona, Editorial Graó, 2004
HENRIQUES, Cláudia, Turismo, cidade e cultura, Lisboa, Edições Sílabo, 2003
QUINTAS / SANCHÉZ, Para compreender la animacion sociocultural, Navarra, Editorial Verbo Divino, 2004.
RIBEIRO, António Pinto, Ser feliz é imoral?, Lisboa, edições Cotovia, 2000.
SILVA, Vasco Pereira da, A cultura a que tenho direito, Coimbra, Edições Almedina, 2007
TRILLA, Jaume, Animação Sociocultural, Lisboa, Instituto Piaget, 1998.
ÚCAR, Xavier, Enfoques y experiencias internacionales de acción comunitaria, Barcelona, Editorial Graó, 2009
Método de ensino
Sessões teóricas de dimensão discursiva, com integração dos conteúdos e sua base documental, sobre temas previamente preparados pelos discentes.Sessões práticas de debate sobre os actuais conceitos e práticas de animação cultural no âmbito local.
Método de avaliação
Desempenho escrito: elaboração de um ensaio e de um relatório de visita de estudo.Desempenho oral: apresentação de um livro em aula; apresentação em aula do ensaio.