Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Teoria e Metodologia das Ciências da Informação e da Documentação

Código

722051231

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

História

Créditos

5

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Saber caracterizar as principais unidades documentais (bibliotecas, arquivos e centros de documentação), bem como compreender a sua história, tipologias, funções e conhecer as principais redes e associações.
b) Apreender os critérios fundamentais de cientificidade e o seu alcance na(s) Ciência(s) da Informação – CI.
c) Compreender os fundamentos epistemológicos e teóricos, bem como os conceitos básicos em metodologia do trabalho científico, no estado actual da evolução das Ciências Sociais.
d) Compreender o processo de trabalho científico, essencialmente as suas bases teórico-práticas, a estrutura e as dinâmicas lógicas dos raciocínios que o suportam.
e) Identificar as abordagens qualitativas e quantitativas e assimilar a sua mútua integração na metodologia científica contemporânea.
f) Experimentar a aplicação de procedimentos, instrumentos técnicos e raciocínios inerentes ao método científico aplicado às CI, através da realização de um estudo específico pelos alunos.
g) Compreender o estado actual das CI e o alcance da metodologia científica da investigação na criação de conhecimento válido.

Pré-requisitos

Não aplicável

Conteúdo

1. Introdução
1.1. Evolução da formação em CI em Portugal
1.2. O conhecimento científico: critérios de cientificidade

2. Das práticas aos saberes: origem e desenvolvimento da(s) CI
2.1. Sistemas e instituições da informação
2.1.1. Arquivos, bibliotecas e centros de documentação: evolução histórica, tipologias, redes e associações

2.2. O percurso epistemológico e o actual debate paradigmático da(s) CI
2.2.1. Das Ciências Documentais à CI
2.2.2. Os precursores da CI
2.2.3. Os três paradigmas da CI: físico, cognitivo e social
2.2.4. Ciência ou Ciências da Informação?

3. O método científico aplicado à(s) CI
3.1. Uma visão geral do processo de trabalho científico: etapas, interacções e perspectivas

3.2. A investigação científica em Ciências Sociais
3.2.1. A pergunta de partida
3.2.2. A exploração
3.2.3. A problemática
3.2.4. A construção do modelo de análise
3.2.5. A observação e a recolha de dados
3.2.6. O tratamento e a análise dos dados
3.2.7. A avaliação dos resultados e as conclusões

3.3. Breve apresentação de algumas metodologias aplicadas à CI

3.4. A comunicação da investigação científica
3.4.1. Os principais tipos de trabalhos científicos: características morfológicas
3.4.2. As estruturas e as regras básicas de redacção e apresentação de trabalhos científicos

Bibliografia

1. BORGES, Maria Manuel – De Alexandria a Xanadu. Coimbra: Quarteto, 2002.
2. QUIVY, Raymond; CAMPENHOUDT, Luc Van – Manual de investigação em Ciências Sociais. 5.ª ed. Lisboa: Gradiva, 2008.
3. SILVA, Armando Malheiro da et al. - Arquivística. Teoria e prática de uma Ciência da Informação. Porto: Afrontamento, 1999.
4. SILVA, Armando B. Malheiro da; RIBEIRO, Fernanda – Das \"Ciências\" Documentais à Ciência da Informação. Ensaio epistemológico para um novo modelo curricular. Porto: Afrontamento, 2002.
5. VEJA-ALMEIDA, Rosa Lidia; FERNÁNDEZ-MOLINA, J. Carlos; LINARES, Radamés - Coordenadas paradigmáticas, históricas y epistemológicas de la Ciencia de la Información: una sistematización. Information Research [Em linha]. Vol. 14, nº 2 (2009). [Consultado a 29 Jul. 2013] Disponível na Internet: http://informationr.net/ir/14-2/paper399.html.

Método de ensino

Exposição oral aberta ao debate e problematização dos conteúdos com os alunos.
Acompanhamento personalizado do trabalho de investigação em quatro fases preparatórias, para discussão e melhoria das opções metodológicas.

Método de avaliação

A avaliação compreenderá três provas: um trabalho de investigação (40%), a desenvolver ao longo do semestre, a sua apresentação oral à turma (10%) e um teste escrito presencial (50%), a realizar no fim do período lectivo.

Cursos