
Teoria e Metodologia das Ciências da Informação e da Documentação
Código
722051231
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
História
Créditos
5
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Saber caracterizar as principais unidades documentais (bibliotecas, arquivos e centros de documentação), bem como compreender a sua história, tipologias, funções e conhecer as principais redes e associações.
b) Apreender os critérios fundamentais de cientificidade e o seu alcance na(s) Ciência(s) da Informação CI.
c) Compreender os fundamentos epistemológicos e teóricos, bem como os conceitos básicos em metodologia do trabalho científico, no estado actual da evolução das Ciências Sociais.
d) Compreender o processo de trabalho científico, essencialmente as suas bases teórico-práticas, a estrutura e as dinâmicas lógicas dos raciocínios que o suportam.
e) Identificar as abordagens qualitativas e quantitativas e assimilar a sua mútua integração na metodologia científica contemporânea.
f) Experimentar a aplicação de procedimentos, instrumentos técnicos e raciocínios inerentes ao método científico aplicado às CI, através da realização de um estudo específico pelos alunos.
g) Compreender o estado actual das CI e o alcance da metodologia científica da investigação na criação de conhecimento válido.
Pré-requisitos
Não aplicável
Conteúdo
1. Introdução
1.1. Evolução da formação em CI em Portugal
1.2. O conhecimento científico: critérios de cientificidade
2. Das práticas aos saberes: origem e desenvolvimento da(s) CI
2.1. Sistemas e instituições da informação
2.1.1. Arquivos, bibliotecas e centros de documentação: evolução histórica, tipologias, redes e associações
2.2. O percurso epistemológico e o actual debate paradigmático da(s) CI
2.2.1. Das Ciências Documentais à CI
2.2.2. Os precursores da CI
2.2.3. Os três paradigmas da CI: físico, cognitivo e social
2.2.4. Ciência ou Ciências da Informação?
3. O método científico aplicado à(s) CI
3.1. Uma visão geral do processo de trabalho científico: etapas, interacções e perspectivas
3.2. A investigação científica em Ciências Sociais
3.2.1. A pergunta de partida
3.2.2. A exploração
3.2.3. A problemática
3.2.4. A construção do modelo de análise
3.2.5. A observação e a recolha de dados
3.2.6. O tratamento e a análise dos dados
3.2.7. A avaliação dos resultados e as conclusões
3.3. Breve apresentação de algumas metodologias aplicadas à CI
3.4. A comunicação da investigação científica
3.4.1. Os principais tipos de trabalhos científicos: características morfológicas
3.4.2. As estruturas e as regras básicas de redacção e apresentação de trabalhos científicos
Bibliografia
1. BORGES, Maria Manuel De Alexandria a Xanadu. Coimbra: Quarteto, 2002.
2. QUIVY, Raymond; CAMPENHOUDT, Luc Van Manual de investigação em Ciências Sociais. 5.ª ed. Lisboa: Gradiva, 2008.
3. SILVA, Armando Malheiro da et al. - Arquivística. Teoria e prática de uma Ciência da Informação. Porto: Afrontamento, 1999.
4. SILVA, Armando B. Malheiro da; RIBEIRO, Fernanda Das \"Ciências\" Documentais à Ciência da Informação. Ensaio epistemológico para um novo modelo curricular. Porto: Afrontamento, 2002.
5. VEJA-ALMEIDA, Rosa Lidia; FERNÁNDEZ-MOLINA, J. Carlos; LINARES, Radamés - Coordenadas paradigmáticas, históricas y epistemológicas de la Ciencia de la Información: una sistematización. Information Research [Em linha]. Vol. 14, nº 2 (2009). [Consultado a 29 Jul. 2013] Disponível na Internet: http://informationr.net/ir/14-2/paper399.html.
Método de ensino
Exposição oral aberta ao debate e problematização dos conteúdos com os alunos.
Acompanhamento personalizado do trabalho de investigação em quatro fases preparatórias, para discussão e melhoria das opções metodológicas.
Método de avaliação
A avaliação compreenderá três provas: um trabalho de investigação (40%), a desenvolver ao longo do semestre, a sua apresentação oral à turma (10%) e um teste escrito presencial (50%), a realizar no fim do período lectivo.