Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Descrição e Comunicação da Informação Biblioteconómica II

Código

722051234

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

História

Créditos

2

Professor responsável

Isabel Andrade

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Caracterizar os principais sistemas, redes, serviços e programas nacionais e internacionais de informação e documentação e reconhecer a sua importância;
b) Conhecer, seleccionar e avaliar as diversas fontes de informação em diferentes tipos de suporte; compreender os princípios da pesquisa de informação em fontes de informação bibliográfica; elaborar estratégias de pesquisa desenvolvendo competências de literacia da informação para a utilização de produtos em suporte papel, na Internet e noutros suportes identificando a utilidade e o valor de cada um;
c) Distinguir a especificidade das fontes de informação consoante os seus suportes e áreas do conhecimento; contextualizar o lugar e o papel dos serviços de informação e das bibliotecas, incrementando hábitos de selecção, consulta, organização e apresentação de documentos de acordo com as técnicas e normas adequadas;
d) Distinguir as várias formas de difusão da informação e aplicar técnicas de difusão e marketing de serviços de informação de acordo com regras e boas práticas;
e) Compreender as implicações éticas e legais do acesso à informação; aplicar metodologias de estudo do perfil de utilizadores de informação adaptados aos serviços de informação ou às bibliotecas.

Pré-requisitos

Não aplicável

Conteúdo

Políticas de Informação e Documentação no contexto nacional e internacional
Documentos e fontes de informação:
-Tipologia dos documentos
-Tipologia das fontes de informação. Fontes primárias, secundárias e terciárias
-Evolução e função. Vantagens, inconvenientes e adequação dos diversos tipos de fontes
As fontes de informação na Internet
-Avaliação de fontes de informação. Critérios gerais e específicos
Metodologias de selecção e recuperação dos documentos e da informação nos diversos suportes
-Documentos impressos, electrónicos e digitalizados
-Identificação das principais fontes de informação electrónicas, dos sistemas de acesso e das metodologias de pesquisa
-Métodos e técnicas de investigação científica e da pesquisa de documentos e informação
Metodologias de organização e apresentação de trabalhos técnicos, académicos e científicos
Difusão da informação, marketing e acesso livre
Implicações éticas e legais do acesso à informação.

Bibliografia

CITROEN, Charles L. - The role of information in strategic decision-making. International Journal of Information Management. 31 : 6 (2011) 493–501.
SCONUL – Information skills in higher education. London : Advisory Committee on Information Literacy. The Society of College, National and University Libraries, 1999;
ALA. ACRL – Information literacy competency standards for higher education. Chicago, Illinois : The Association of College and Research Libraries. The American Library Association, 2000;
CILIP – Information literacy. London : CILIP - The UK’s Chartered Institute of Library and Information Professionals. [Em linha], 2005. [Consult. Jan. 2007]. Disponível em http://www.cilip.org.uk/professionalguidance/informationliteracy/definition/>;
CORRALL, Sheila – Information literacy strategy development in higher education : an exploratory study. International Journal of Information Management. 28 (2008) 26-37.

Método de ensino

Apresentação em powerpoint;
Aula teórico-prática;
Aulas tutoriais.

Método de avaliação

Avaliação contínua da assiduidade e participação (20%)
Trabalho individual (40%)
Trabalho de grupo com apresentação oral (40%)

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