Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Descrição e Comunicação da Informação Arquivística II

Código

722051239

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

História

Créditos

2

Professor responsável

Pedro Penteado

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Compreender o contexto da comunicação da informação arquivística na Sociedade em rede, principalmente as políticas e legislação que a enquadram.
b) Desenvolver uma visão integrada dos sistemas de arquivo e de informação, em geral, na qual se integre, de modo coerente, a função de comunicação da informação arquivística.
c) Conhecer os tipos de utilizadores e necessidades de informação arquivística, de modo a encontrar soluções para a sua satisfação e para o desenvolvimento das suas competências no domínio informacional.
d) Reconhecer os principais recursos e processos de comunicação que devem ser implementados, de modo a responder às necessidades dos utilizadores e a valorizar a informação arquivística.
e) Desenvolver as competências dos profissionais da área, de modo a poderem responder com qualidade aos pedidos dos utilizadores dos seus serviços.
f) Conhecer, seleccionar e avaliar as diversas fontes de informação utilizadas nos serviços de arquivo e compreender os princípios da pesquisa e uso da informação
g) Distinguir os vários tipos de produtos e serviços usados na comunicação e difusão da informação, nos arquivos,
h) Saber usar as TI no fornecimento destes produtos e serviços e na promoção dos arquivos, particularmente as que se encontram associadas à Web 2.0 ou a soluções de inovação tecnológica.
i) Saber conceber e utilizar meios de controlo da qualidade dos serviços prestados neste domínio.

Pré-requisitos

Não aplicável

Conteúdo

1. Introdução à comunicação da informação arquivística: Conceitos. História. Integração num modelo sistémico de arquivo. Casos particulares: Arquivos históricos. Arquivos digitais.
2. Contexto actual: a comunicação da informação arquivística na Sociedade em rede. Macro e microambiente aplicado ao caso português. Integração em políticas e programas de informação e cultura nacionais e internacionais. Enquadramento legal: direitos e restrições. Regulamentos.
3. Utilizadores e necessidades de informação arquivística. Tipologias. Estudos de perfil. Competências. Níveis de envolvimento e participação.
4. Principais recursos e processos de comunicação da informação arquivística: Infraestruturas e tecnologia. Fontes de informação. O arquivista e as suas competências.
5. Principais produtos e serviços de informação arquivística: Serviços presenciais e online. Serviço de referência, consulta e reprodução. Formação e desenvolvimento de utilizadores. Exposições. Eventos. Publicações. Serviços educativos. Soluções de integração da informação e arquivos. Intranet e Internet. Sites, portais e redes de informação. Arquivos 2.0. Marketing.
6. Comunicação da informação arquivística: Meios de controlo da qualidade. Avaliar para melhorar.

Bibliografia

BETTINGTON, Jackie (coord.) – Keeping archives. 3rd ed. S.l.: Australian Society of Archivists, 2008.
CARRERA, Filipe – Marketing digital na versão 2.0 . O que não pode ignorar. Lisboa: Sílabo, 2009.
COUTURE, Carol (coord.) – Les fonctions de l’Archivistique contemporaine. Quebéc: PUQ, 1999.
EUROPEAN COMISSION – Report on archives in the enlarged European Union. Increased archival cooperation in Europe: action plan. Luxembourg: Publ. European Communities, 2005.
PUGH, Mary Jo - Providing Reference Services for Archives and Manuscripts. Chicago: Society of American Archivists, 2005.

Método de ensino

Aulas teórico-práticas.
Aulas tutoriais.
Visitas de estudo.

Método de avaliação

Elaboração e exposição de um trabalho de grupo.
Avaliação escrita individual.

Cursos