
Arqueologia Náutica e Subaquática
Código
722051245
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
História
Créditos
10
Professor responsável
André Pinto Dias Teixeira
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Ministrar conhecimentos básicos sobre a história e as problemáticas da disciplina à escala nacional e internacional.
b) Ministrar conhecimentos básicos sobre a preservação e a conservação dos bens arqueológicos provenientes do meio aquático, saturado de água ou húmido.
c) Dar a conhecer os vectores estratégicos da salvaguarda, valorização e divulgação do património náutico e subaquático à escala internacional e nacional
Pré-requisitos
Não aplicável
Conteúdo
1. Antecedentes e características das actividades humanas ligadas ao mergulho e ao resgate de salvados marítimos;
2. Desenvolvimento da disciplina à escala internacional, a partir dos seus mais expressivos resultados;
3. Antecedentes e o desenvolvimento da disciplina em Portugal, a partir dos seus mais importantes resultados;
4. Arqueologia de navios;
5. Conservação dos bens arqueológicos provenientes do meio aquático;
6. Estratégicas para a gestão, protecção e valorização do património cultural subaquático.
Bibliografia
- ALVES, F., Actas do Simpósio Internacional sobre Arqueologia de Navios de Tradição Ibero-Atlântica. Trabalhos de Arqueologia, 18. IPA. 2001, 463 pp.
- GRENIER, R., NUTLEY, D. e COCHRAN, I, eds., Underwater Cultural Heritage at Risk: Managing Natural and Human impacts, ICOMOS, 2006.
- HOCKER, F. M. e WARD, C. A., eds., The Philosophy of Shipbuilding: Conceptual Approaches to the Study of Wooden Ships, College Station, Texas A&M University Press, 2004.
- POMEY, P., RIETH, LArchéologie Navale, Paris, Éditions Errance, 2005, 215 pp.
- STEFFY, J. R., Wooden Ship Building and the Interpretation of Shipwrecks, Texas, Texas A & M University Press - College Station, 1994, 314 pp.
Método de ensino
Aulas teóricas e Aulas práticas:
- Análise de artefactos e contextos específicos;
- Realização, apresentação e discussão de trabalhos de grupo;
- Visitas de estudo aos Centros com trabalho na área e ao Museu de Marinha, permitindo documentar ao vivo muitos dos temas essenciais abordados.
Método de avaliação
Realização de uma prova escrita, que entre em média com trabalho também escrito individualmente e a frequência às aulas.Consideram-se aprovados os alunos que obtiverem média igual ou superior a 10 valores.