
Avaliação de Desempenho em Bibliotecas e Arquivos
Código
722051256
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
História
Créditos
2
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
Desenvolver competências metodológicas de recolha de dados, avaliação, medição do desempenho e avaliação de boas práticas
Melhorar o conhecimento dos métodos de avaliação e análise do trabalho em bibliotecas e arquivos.
Promover a discussão profissional em torno da medição dinâmica do desempenho, da avaliação da mudança e da aprendizagem nos serviços de informação.
Pré-requisitos
Não aplicável.
Conteúdo
1. Avaliação de desempenho: conceitos-chave
2. Campo de investigação na Ciência da Informação e Documentação: modelos conceptuais, principais tendências e experiências.
3. Modelos, métodos e ferramentas de implementação e utilização de um sistema de avaliação de desempenho:
3.1 Critérios, técnicas e instrumentos de medida, análise, melhoria e controlo. Auditorias de eficácia organizacional.
3.2. Grupos estratégicos e necessidades de informação sobre o desempenho.
3.3. Gestão das evidências e resultados
4. Estudos de caso
Bibliografia
Berlenga, A. I. S. (2002) Boas práticas: da identificação à disseminação: guia metodológico de transferência de práticas de sucesso na actividade formativa. Lisboa: Inofor. ISBN 972-8619-36-7.
DigiQUALTM - Disponível na WWW: http://www.digiqual.org/digiqual/index.cfm
Estrutura Comum de Avaliação (CAF): melhorar as organizações públicas através da auto-avaliação. Lisboa: DGAP, 2003.
eVALUATEd an evaluation toolkit for e-library developments (2006). Disponível na WWW: http://www.evalued.uce.ac.uk/index.htm
ISO 2789. 2006 International library statistics. 4th ed.
ISO 11620. 2008 Library performance indicators.
ISO/TR 28118. 2009 - Performance indicators for national libraries.
Método de ensino
Expositivo, participativo e experimental
Método de avaliação
A avaliação consta de um trabalho de investigação sobre um modelo de avaliação de desempenho. Para além da valorização de atributos qualitativos do aluno no processo de ensino/aprendizagem, são tidos em conta a assiduidade, empenho e a evolução no processo e as suas capacidades específicas.