Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Avaliação de Desempenho em Bibliotecas e Arquivos

Código

722051256

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

História

Créditos

2

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

Desenvolver competências metodológicas de recolha de dados, avaliação, medição do desempenho e avaliação de boas práticas
Melhorar o conhecimento dos métodos de avaliação e análise do trabalho em bibliotecas e arquivos.
Promover a discussão profissional em torno da medição dinâmica do desempenho, da avaliação da mudança e da aprendizagem nos serviços de informação.

Pré-requisitos

Não aplicável.

Conteúdo

1. Avaliação de desempenho: conceitos-chave
2. Campo de investigação na Ciência da Informação e Documentação: modelos conceptuais, principais tendências e experiências.
3. Modelos, métodos e ferramentas de implementação e utilização de um sistema de avaliação de desempenho:
3.1 – Critérios, técnicas e instrumentos de medida, análise, melhoria e controlo. Auditorias de eficácia organizacional.
3.2. Grupos estratégicos e necessidades de informação sobre o desempenho.
3.3. Gestão das evidências e resultados
4. Estudos de caso

Bibliografia

Berlenga, A. I. S. (2002) – Boas práticas: da identificação à disseminação: guia metodológico de transferência de práticas de sucesso na actividade formativa. Lisboa: Inofor. ISBN 972-8619-36-7.
DigiQUALTM - Disponível na WWW: http://www.digiqual.org/digiqual/index.cfm
Estrutura Comum de Avaliação (CAF): melhorar as organizações públicas através da auto-avaliação. Lisboa: DGAP, 2003.
eVALUATEd – an evaluation toolkit for e-library developments (2006). Disponível na WWW: http://www.evalued.uce.ac.uk/index.htm
ISO 2789. 2006 – International library statistics. 4th ed.
ISO 11620. 2008 – Library performance indicators.
ISO/TR 28118. 2009 - Performance indicators for national libraries.

Método de ensino

Expositivo, participativo e experimental

Método de avaliação

A avaliação consta de um trabalho de investigação sobre um modelo de avaliação de desempenho. Para além da valorização de atributos qualitativos do aluno no processo de ensino/aprendizagem, são tidos em conta a assiduidade, empenho e a evolução no processo e as suas capacidades específicas.

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