
A Historiografia sobre a Idade Média
Código
722051263
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
História
Créditos
10
Professor responsável
Bernardo Vasconcelos Sousa
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Caracterizar a evolução global da tradição disciplinar.
b) Identificar as escolas teóricas por temas/ épocas/ escolas.
c) Identificar os temas e os debates da pesquisa de ponta.
d) Ensinar o uso dos recursos on-line dos centros de investigação/ editoras especializadas/ congressos e encontros, de modo a caracterizar a investigação em curso. e) Ensinar a definir um plano de estudos em área/ tema / conceito da historiografia sobre a Idade Média, com «estado da arte» e discussão de abordagens futuras.
f) Ensinar a expor os resultados da investigação de forma cientificamente correcta e clara, em termos de expressão oral e escrita
Pré-requisitos
Não se aplica
Conteúdo
1. Nascimento e formação do conceito de Idade Média.
2. Constituição académica dos estudos medievais na Europa e Estados Unidos.
3. O medievalismo português.
4. Grandes desafios do momento actual, da configuração institucional às fronteiras disciplinares.
Bibliografia
- Bilan et perspectives des études médiévales en Europe (1993-1998). Actes du deuxième Congrès Européen d´Études Médiévales (Euroconference, Barcelone, 8-12 juin 1999), ed. J. HAMESSE, Lovaina, Brepols, 2003;
- Debating the Middle Ages : Issues and Readings, ed. Lester K. LITTLE and Barbara H. ROSENWEIN, Oxford, Blackwell, 1998;
- The Historiography of Medieval Portugal c. 1950-2010, dir. de José MATTOSO, Lisboa, Instituto de Estudos Medievais, 2011;
- SOUSA, Bernardo Vasconcelos e et BOISSELLIER, Stéphane « Pour un bilan de lhistoriographie sur le Moyen Âge portugais au XXe siècle », Cahiers de Civilisation Médiévale, Poitiers, 49e Année, juillet-septembre 2006, pp. 213-256 ;
-Les tendences actuelles de lhistoriographie du Moyen Âge en France et en Allemagne, dir. de Jean-Claude Schmitt et Otto Gerhard Oexle, Paris, Publications de la Sorbonne, 2003.
Método de ensino
- 40% de aulas teóricas (exposição oral da matéria)
- 60% de aulas práticas: leitura colectiva de textos e de fontes, com debate sobre os mesmos/as; apresentações orais dos alunos, com comentário
Método de avaliação
Um ensaio de cerca de 20 páginas sobre um texto historiográfico e sua apresentação oral na aula.