
A Sociedade em Portugal (Séculos XV-XVIII)
Código
722051267
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
História
Créditos
10
Professor responsável
Jorge Miguel Pedreira
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
No termo da frequência da unidade curricular os alunos:
a) Devem conhecer um conjunto de conceitos que permitem analisar a sociedade portuguesa entre os séculos XV-XVIII.
b) Devem ser capazes de identificar as principais linhas da sua diferenciação e estruturação, os grandes princípios e formas de classificação e distinção social, as possibilidades e limitações da mobilidade social e as representações da sociedade sobre si mesma.
c) Devem conhecer os processos de formação e reprodução dos principais grupos sociais.
d) Devem conhecer as principais fontes da história social portuguesa da época moderna
A unidade curricular tem ainda como objectivos:
e) Desenvolver competências analíticas e de compreensão de sistemas complexos
f) Desenvolver o raciocínio lógico e uma perspectiva crítica
g) Desenvolver a capacidade e disciplina de exposição oral e escrita
h) Desenvolver a capacidade para o trabalho colaborativo
i) Desenvolver as competências para a prática da investigação.
Pré-requisitos
Não se aplica.
Conteúdo
Teoria e Conceitos.
População e povoamento.
Estrutura da Antiga Sociedade Portuguesa. Sistemas e critérios de classificação social. Estrutura social e discriminação étnica. As divisões da sociedade e as respectivas fronteiras. A mobilidade social.
As elites o centro e a periferia. A nobreza e as nobrezas. Graus e espécies de nobreza. Nascimento e serviço. As armas e as letras. A aristocracia e a primeira nobreza de corte. O modo de vida aristocrático. A nobreza de província. As elites locais: gente nobre da governança das terras. A Igreja e o clero. O exército. A burocracia régia: magistrados e oficiais. Mercadores e homens de negócio
Sociedades e comunidades rurais. O senhorio e os senhorios. Lavradores, camponeses e jornaleiros.
As sociedades urbanas. Artífices e lojistas. O povo das cidades.
Reformismos e mudança social.
Bibliografia
História de Portugal, dir. José Mattoso, Lisboa: Círculo de Leitores, 1993, vol. III, No Alvorecer da Modernidade, coord. Joaquim Romero Magalhães e vol. IV, O Antigo Regime, coord. António Manuel Hespanha.
Ramos (Rui), Sousa (Bernardo Vasconcelos) e Monteiro (Nuno G.), História de Portugal, Lisboa: Esfera dos Livros, 2009.
História Económica de Portugal 1700-2000, org. Pedro Lains e Álvaro Ferreira da Silva, Vol. I - O século XVIII, Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais, 2005
Godinho (Vitorino Magalhães), Estrutura da Antiga Sociedade Portuguesa, 3ª ed., Lisboa: Arcádia, 1977
Optima Pars Elites Ibero-Americanas do Antigo Regime, ed. Nuno G. Monteiro, Pedro Cardim, Mafalda Soares da Cunha, Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais, 2005
Método de ensino
As aulas revestem carácter teórico-prático, consistindo na exposição pelo docente de conceitos, problemas e matérias e na discussão aberta ou orientada, organizada em torno de textos previamente indicados procurando promover a reflexão crítica dos alunos, através do levantamento de questões e suscitando a sua participação em discussões orientadas. Os textos poderão consistir tanto em estudos como em fontes documentais ou bibliográficas. Em algumas das aulas (consoante o número de estudantes inscritos) a discussão será organizada em torno de apresentações realizadas pelos próprios alunos.
Método de avaliação
A avaliação consta de quatro factores: a) participação nos debates gerais da turma (20 %); b) animação de uma sessão de discussão (25 %); c) participação num trabalho colectivo (glossário; colecção de documentos) (15 %) ; d) um ensaio de síntese ou de investigação (40 %).