
Economia, Sociedade e Inovação no Mundo Contemporâneo
Código
722051281
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
História
Créditos
10
Professor responsável
Maria Fernanda Rollo
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Conhecimento e compreensão das principais conjunturas que marcaram a economia mundial e, especialmente, a europeia, ao longo do século XX.
b) Capacidade de reflectir criticamente sobre o processo de crescimento e desenvolvimento que caracterizou a economia e a sociedade europeia e mundial, tendo presente o seu enquadramento científico e tecnológico, desde a I Guerra Mundial até ao final da Guerra Fria, nomeadamente os contextos específicos que caracterizaram a sucessão de guerras e de crises que marcaram o século XX.
Pré-requisitos
Não tem
Conteúdo
O programa da disciplina contempla três partes. Uma primeira, de natureza introdutória, debruça-se sobre questões epistemológicas e metodológicas observando, em particular, a identificação e apreciação das tendências mais recentes e das perspectivas actuais no quadro da história económica e social.
A segunda parte estuda as tendências pesadas das economias dos grandes espaços, abarcando a percepção das características relativas à formação da economia contemporânea numa perspectiva planetária, atendendo o processo de internacionalização / mundialização / globalização que a tem marcado, as transformações ocorridas na sequência do final da Guerra Fria e as novas realidades marcadas pelo impacto das economias emergentes.
A terceira parte é dedicada ao estudo das principais conjunturas que marcaram a economia mundial e, especialmente, a europeia, ao longo do século XX, iniciando com a Belle Époque e concluindo com a leitura do quadro de construção e aprofundamento da cooperação/integração sob o signo da actual União Europeia até ao impasse em que se encontra.
Bibliografia
ALDCROFT, Derek H., Historia de la Economia Europea (1914-1990), Barcelona, Crítica, 1997. BOLDIZZONI, Francesco, The Poverty of Clio: Resurrecting Economic History, Princeton, NJ: Princeton University Press, 2011. CRAFTS, Nicholas e TONIOLO, Gianni (eds), Economic Growth in Europe since 1945, Cambridge University Press, Cambridge, 1996. KENWOOD, A. G. e LOUGHEED, A.L., The Growth of the International Economy 1820-2000, London and New York, Routledge, 1971, (4ª ed. 1999). LÉON, Pierre (Dir.), História Económica e Social do Mundo, Vols. V e VI, Lisboa, Sá da Costa Editora, 1982-1981. NORTH, Douglass C., Understanding the Process of Economic Change, Princeton University Press, 2005
Método de ensino
Funcionamento em regime de seminário, combinando sessões de apresentação da natureza e das problemáticas associadas aos pontos fundamentais do programa com a apresentação e debate de textos e temáticas por parte dos alunos.
Método de avaliação
A avaliação inclui a participação nas sessões (20%) e nas actividades propostas (20%) e um trabalho (60%).
O trabalho escrito poderá consistir num exercício de reflexão e síntese bibliográfica ou num trabalho de investigação sobre fontes. O tema do trabalho é sempre discutido e avaliado com o docente e pressupõe a apresentação do respectivo plano de desenvolvimento. O texto final é apresentado e defendido oralmente.