
Teoria e Metodologia do Trabalho Científico
Código
722051324
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
História
Créditos
3
Professor responsável
Silvana Pires Roque Oliveira
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Apresentar e caracterizar as principais áreas de investigação em Ciências da Informação
b) Apresentar as etapas e métodos do trabalho científico necessários à realização de uma dissertação (ou similar)
c) Desenvolver competências especializadas em literacia da informação
d) Preparar os alunos para a escolha e correcta realização do registo da componente não-lectiva
e) Ensinar a preparar e redigir um capítulo de estado da arte
f) Promover as melhores práticas no domínio da investigação científica com base em critérios teóricos, técnicos e éticos.
Pré-requisitos
Não aplicável.
Conteúdo
1. Introdução: objectivos e natureza da disciplina
1.1. Objectivos e competências para aquisição do grau de mestre
1.2. Modalidades do trabalho da \"componente não-lectiva\" (CNL)
2. A pesquisa científica em Ciências da Informação
2.1. As principais áreas de investigação
2.2. Os recursos e os meios de comunicação especializados: bases de dados, centros de investigação, congressos e revistas científicas
3. Etapas do trabalho científico
3.1. Delimitação do objecto de estudo
3.2. Estratégias de pesquisa e organização da informação
3.3. Selecção dos métodos de recolha e análise dos dados
3.4. Análise, discussão e comunicação dos resultados
4. Preparação da dissertação de mestrado (ou similar)
4.1. O registo da CNL
4.2. O capítulo do Estado da arte
Bibliografia
ALBARELLO, Luc (et al.) - Práticas e métodos de investigação em ciências sociais, 3ª ed., Lisboa, Gradiva, 2011.
BRYMAN, Alan Bryman; TEEVAN, James J. Social Research Methods. Oxford: Oxford University, 2005.
COOK, Terry - Evidence, memory, identity, and community: four shifting archival paradigms. Archival Science. [Em linha]. Vol. 13 (2-3), 2013, p. 95-120.
RANDOLPH, Justus J. A guide to writing the dissertation literature review. Practical assessment, research & evaluation. [Em linha]. Vol. 14 (13), 2009, 13 p.
ZINS, Chaim - Knowledge Map of Information Science. Journal of the American Society for Infromation Science and Technology. [Em linha]. Vol. 58 (4), 2007, p. 526-535.
Método de ensino
O seminário será desenvolvido por meio de aulas presenciais (teórico-práticas), com trabalho autónomo dos alunos partilhado e discutido em aula, e tutorias.
Método de avaliação
A avaliação será feita com base em dois exercícios com a seguinte ponderação:
1) Esboço do registo da \"componente não-lectiva\" (30%)
2) Esboço do capítulo do \"Estado da arte\" (70%)