Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Teoria e Metodologia do Trabalho Científico

Código

722051324

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

História

Créditos

3

Professor responsável

Silvana Pires Roque Oliveira

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Apresentar e caracterizar as principais áreas de investigação em Ciências da Informação
b) Apresentar as etapas e métodos do trabalho científico necessários à realização de uma dissertação (ou similar)
c) Desenvolver competências especializadas em literacia da informação
d) Preparar os alunos para a escolha e correcta realização do registo da componente não-lectiva
e) Ensinar a preparar e redigir um capítulo de “estado da arte”
f) Promover as melhores práticas no domínio da investigação científica com base em critérios teóricos, técnicos e éticos.

Pré-requisitos

Não aplicável.

Conteúdo

1. Introdução: objectivos e natureza da disciplina
1.1. Objectivos e competências para aquisição do grau de mestre
1.2. Modalidades do trabalho da \"componente não-lectiva\" (CNL)

2. A pesquisa científica em Ciências da Informação
2.1. As principais áreas de investigação
2.2. Os recursos e os meios de comunicação especializados: bases de dados, centros de investigação, congressos e revistas científicas

3. Etapas do trabalho científico
3.1. Delimitação do objecto de estudo
3.2. Estratégias de pesquisa e organização da informação
3.3. Selecção dos métodos de recolha e análise dos dados
3.4. Análise, discussão e comunicação dos resultados

4. Preparação da dissertação de mestrado (ou similar)
4.1. O registo da CNL
4.2. O capítulo do “Estado da arte”



Bibliografia

ALBARELLO, Luc (et al.) - Práticas e métodos de investigação em ciências sociais, 3ª ed., Lisboa, Gradiva, 2011.

BRYMAN, Alan Bryman; TEEVAN, James J. – Social Research Methods. Oxford: Oxford University, 2005.

COOK, Terry - Evidence, memory, identity, and community: four shifting archival paradigms. Archival Science. [Em linha]. Vol. 13 (2-3), 2013, p. 95-120.

RANDOLPH, Justus J. – A guide to writing the dissertation literature review. Practical assessment, research & evaluation. [Em linha]. Vol. 14 (13), 2009, 13 p.

ZINS, Chaim - Knowledge Map of Information Science. Journal of the American Society for Infromation Science and Technology. [Em linha]. Vol. 58 (4), 2007, p. 526-535.

Método de ensino

O seminário será desenvolvido por meio de aulas presenciais (teórico-práticas), com trabalho autónomo dos alunos partilhado e discutido em aula, e tutorias.

Método de avaliação

A avaliação será feita com base em dois exercícios com a seguinte ponderação:
1) Esboço do registo da \"componente não-lectiva\" (30%)
2) Esboço do capítulo do \"Estado da arte\" (70%)

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