Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

História Local e Administração Municipal

Código

722051327

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

História

Créditos

10

Professor responsável

Luís Espinha da Silveira

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

Adquirir um conhecimento crítico sobre a prática da História Local e Municipal, suas fontes e métodos;
Conhecer a História Municipal portuguesa no contexto da estruturação do território nacional e numa perspectiva comparada;
Ser capaz de abordar as questões locais e municipais no âmbito de problemas teóricos mais vastos;
Desenvolver os conhecimentos sobre as fontes e a bibliografia disponível sobre a História Local e Municipal;
Desenvolver a capacidade de análise e reflexão crítica;
Desenvolver a capacidade de levar a cabo uma investigação original no domínio da História Local e Municipal e de o expor de forma oral e escrita.

Pré-requisitos

Não aplicável

Conteúdo

O conceito de História Local
Desenho de uma investigação em História
A História Local e da Administração Municipal: fontes e métodos
A abordagem do local em História: a monografia
A estruturação do território português numa perspectiva comparada
A História Local e Municipal numa perspectiva relacional e integrada

Bibliografia

Fontes, João Luís Inglês (coord.), A dos Cunhados: itinerários da memória, A dos Cunhados, Pro-Memória, 2002
Monteiro, Nuno Gonçalo (coord.), «As Elites Municipais na História Contemporânea Portuguesa (Séculos XIX e XX)», Estudos Autárquicos, Boletim do Centro de Estudos e Formação Autárquica, 6-7, 1996
Oliveira, César de (dir.), História dos Municípios e do Poder Local, Mem Martins, Círculo de Leitores, 1996
Quivy, Raymond and Campenhoudt, Luc Van, Manual de Investigação em Ciências Sociais, 6ª ed., Lisboa, Gradiva, 2013
Silveira, Luís Espinha da, Território e Poder. Nas Origens do Estado Contemporâneo em Portugal, Cascais, Patrimonia, 1997

Método de ensino

Exposições teóricas destinadas a fornecer uma abordagem crítica dos assuntos
Sessões de debate
Apresentações orais pelos estudantes
Sessões de orientação tutorial individual

Método de avaliação

Elementos de avaliação: um ensaio escrito, com 25.000-35.000 caracteres, incluindo espaços e notas de rodapé e excluindo a bibliografia (que valerá 60% da nota final); a apresentação oral do mesmo ensaio (20%) e a participação nas sessões de debate (20% da nota final).

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