
Práticas de Cultura: conceitos e experiências
Código
722051328
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
História
Créditos
10
Professor responsável
António Camões Gouveia
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
Espera-se que os discentes, no final do semestre:
1. Tenham a capacidade de elaborar análises originais, redigir textos complexos e transmitir de forma correcta e acessível,
para públicos diversificados, os resultados de uma investigação sobre institutos de cultura local.
2. Consigam desenvolver aplicações originais e trabalhos de investigação sobre as necessidades tecnico-cientificas dos
diferentes institutos de cultura local e consolidar essas investigações em programas de prática cultural.
3. Tenham adquirido as competências necessárias para uma formação avançada na área das práticas culturais, permitindo
o desenvolvimento de um programa consolidade de política cultural local.
Pré-requisitos
Não tem
Conteúdo
1. Construção de modelos de reflexão. Estudos.
a. arquivo; b. biblioteca; c. museu; d. centro cultural ou das artes
2. Descrição de um caso. Visitas.
um arquivo, uma biblioteca, um museu ou um centro cultural ou das artes
3. Criação de um caso de programação, mediação ou performativo. Pontos de partida motivadores: um livro de ficção, uma
pintura ou escultura, um filme ou uma peça musical.
a. arquivo; b. biblioteca; c. museu; d. centro cultural ou das artes
Bibliografia
DEBORD, Guy - La société du spectacle. Paris: Gallimard, 1992.
ECO, Umberto - De bibliotheca. Paris: LÉchoppe, 1986.
Françoise Dolto. Archives de lintime. Dir. Yann Potin. Paris: Gallimard, 2008.
MCNEELY, Ian F.; WOLVERTON, Lisa - Reinventing knowledge. From Alexandria to the Internet. Nova Iorque / Londres: W.
W. Norton & Company, 2008.
La memoria del mundo. Cien años de museología 1900-2000. Ed. Maria Bolaños. Gijón: Ediciones Trea, 2002.
Museumania. Museus de hoje, modelos de ontem. Ed. Nuno Grande. Lisboa: Fundação Serralves e Jornal Público, 2009.
Percepção estética e públicos de cultura. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian / ACARTE, 1992.
Problémes politiques et sociaux. Le renouveau des musées. nº910, Mar., 2005.
PUIG, Toni - Se acabó la diversión. Ideas y gestión para la cultura que crea y sostiene ciudadanía. Buenos Aires: Paidós,
2004.
TRAVERSO, Enzo - Le passé, modes demploi. Histoire, mémoire, politique. Paris: La Fabrique Éditions, 2005
Método de ensino
A metodologia de ensino assenta em duas dimensões. Primeira, um discurso do docente em cada aula, permitindo uma
síntese do tema e suas consequências historiográficas, com chamadas de atenção para as grandes implicações culturais.
Neste âmbito conduz-se à intervenção dos discentes por meio apresentações de textos e casos anteriormente fixados.
Segunda, o andamento do processo de avaliação, concebendo-se a avaliação como um percurso de aprendizagem que
permite a utilização de competências transversais às aprendizagens dos conceitos e experiências das práticas de cultura.
Método de avaliação
A avaliação encontra-se estruturada de acordo com o andamento das próprias aulas sendo sempre cada
intervenção auto-avaliada e sujeita a uma expressão de síntese por escrito visando a construção de um corpo final de
conteúdos diversificados mas sólidos nas experiências referidas ou analisadas teórica e conceptualmente