
Públicos, Comunicação e Mediação
Código
722051330
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
História
Créditos
10
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
A programação de equipamentos culturais municipais tem um público destinatário que a pressão política obriga a que seja
sempre cada vez mais alargado. Ora, num mundo de ofertas culturais e de entretenimento cada vez mais complexas, o
alargamento dos públicos, a questão da democratização cultural e as políticas culturais são, ao mesmo tempo,
instrumentos para uma melhor intervenção, mas também factores de pressão para aqueles que têm que programar e gerir
equipamentos e programas culturais. Pretende-se assim familiarizar os discentes com os conceitos essenciais e analisar
casos concretos.
Pré-requisitos
Não aplicável
Conteúdo
Parte - A cultura face às mutações sociais.
II Parte - O público e as suas representações.
III Parte - Democratização, democracia e legitimidade cultural.
IV Parte - As políticas culturais: da educação à fruição cultural. Estudos de caso.
Bibliografia
AA.VV.. 2004. Públicos da cultura. Lisboa: Observatório das Actividades Culturais.
CHONG, Derrick. 2005 [2002]. Arts Management. NY: Routledge.
DONNAT, Olivier, TOLILA, Paul (dir.). 2003. Le(s) public(s) de la culture. Paris: Presses de Sciences Po.
LOPES, João Teixeira. 2007. Da democratização à democracia cultural. Porto: Profedições.
SANTOS, Maria de Lurdes Lima dos, NUNES, João Sedas (coord.). 2001. Público(s) do Teatro Nacional S. João. Lisboa:
Observatório das Actividades Culturais.
Método de ensino
A metodologia de ensino assenta em duas dimensões. Um discurso do docente em cada aula, permitindo uma síntese do
tema e suas consequências historiográficas, com chamadas de atenção para as grandes bases documentais. Neste âmbito
conduz-se à intervenção dos discentes por meio de exercícios como as apresentações de citações ou a remissão para os
métodos e conteúdos do trabalho de investigação. Segunda, o andamento do processo de avaliação, como um percurso de
aprendizagem que permite a utilização de competências transversais ao fazer da história.
Método de avaliação
A avaliação está
estruturada em três áreas: consolidação (20%), englobando uma prova presencial escrita seguida de uma oral e a
apresentação justificada de um conjunto de citações; construção (10%), constituída pela presença em aula e pela
participação em actividades de cultura próximas dos temas do Programa; investigação (70%), percurso acompanhado de
elaboração de um trabalho de investigação a partir de bases documentais