
Escola, Município e Cultura
Código
722051331
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
História
Créditos
10
Professor responsável
Raquel Pereira Henriques
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
- Relacionar poderes locais com práticas culturais
- Divulgar projectos culturais e educativos
- Reflectir sobre especificidades de algumas comunidades humanas
- Operacionalizar projectos culturais
Pré-requisitos
Não aplicável
Conteúdo
I. Municípios pedagógicos e culturais
1. Culturas globais/culturas locais
2. Redes escolares municipais / política e dinâmicas escolares
3. Aprendizagens não formais e território/ cultura cidadã
II. Mediação, Escolas e Municípios
4. Escola e municípios
- A escola e a comunidade. Educação e autarquias
- Reformas educativas / oferta educativa
- O poder e a acção individual / conselhos locais de educação
5. Obrigatoriedades legais e autonomias
6. Memórias e poderes
- Poderes (in)visíveis
- A construção da memória / usos da memória
- Preservação do conhecimento e da memória
7. Práticas culturais e educativas e desenvolvimento
- A transversalidade da linguagem cultural
- Os objectos e a relação com o poder
- Os objectos e a cultura material / Educação pelos objectos
- O testemunho das imagens e os testemunhos orais
- Património material e imaterial
Bibliografia
GODINHO, Paula (coordenação) (2012). Usos da memória e práticas do património. Lisboa: Edições Colibri.
LOPES, João Teixeira (2003). Escola, território e políticas culturais. Porto: Campo das Letras.
MENDES, Amado (2009). Património(s): Memória, Identidade e Desenvolvimento e Cultura material e quotidiano: a educação através dos objectos in Estudos do Património. Museus e Educação. Coimbra: Imprensa da Univ. de Coimbra, pp. 9-16 e pp. 17-27.
POPKEWITZ, Thomas S. (1994). Modelos de poder y regulación social en pedagogia. Crítica comparada de las reformas contemporâneas de la formación del profesorado. Barcelona: Ediciones Pomares-Corredor S.A.
SILVA, Augusto Santos (2007). Como abordar as políticas culturais autárquicas? Uma hipótese de roteiro. In Sociologia, problemas e práticas, nº 54, pp. 11-33.
TRAVERSO, Enzo (2012). O passado, modos de usar. História, memória e política. Lisboa: Edições Unipop.
Método de ensino
50% de aulas teóricas e 50% de aulas práticas. As aulas práticas consistem em:
Problematização de informação teórica, diplomas legais e análise de projectos e da sua aplicação prática na comunidade
Método de avaliação
Elaboração de três reflexões escritas sobre temas abordados nas aulas. Trabalho sobre tema a desenvolver.