Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Marketing e Comunicação da Informação

Código

722051370

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Formação ao Longo da Vida

Créditos

10

Professor responsável

Paula Ôchoa

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Compreender as funções a atividades do marketing e da comunicação organizacional
b) Entender os princípios básicos do comportamento informacional (perfis, necessidades, comportamentos, estilos de vida) nos novos paradigmas da comunicação
c) Entender e ser capaz de aplicar as técnicas fundamentais do marketing para a gestão de serviços: promoção, publicidade e relações públicas

Pré-requisitos

Não aplicável

Conteúdo

1.Marketing e comunicação de serviços de informação
•Marketing para organizações não lucrativas
•Criação e definição de estratégias de marketing
•Os públicos
•Serviços de informação
•Instrumentos de uma estratégia: promoção, publicidade e relações públicas
2.Marketing e comunicação da informação
•Direitos de acesso à informação
•Instrumentos e produtos de promoção e comunicação da informação e da metainformação
•Literacias e formação de utilizadores
3. Os novos paradigmas da comunicação em rede
•Novos padrões de comunicação
•Novos conteúdos e o utilizador “prossumer”. O utilizador como produtor de metainformação. Novos mediadores
4. Ao serviço da estratégia: produção e comunicação de conteúdos para vários media
•Produção e publicação de conteúdos em medias tradicionais e na Web
•Comunicação e Gestão da participação em plataformas Web
5. Ao serviço da estratégia: promoção, publicidade e relações públicas
•Campanhas publicitárias
•Relações públicas e organização de eventos

Bibliografia

Bell, A. (2009) Exploring web 2.0: second generation internet tools – blogs, podcasts, wikis, networking, virtual works and more. Georgetown: Katy Crossing Press
Deegan, M.; Sutherland, K. (eds.) (2009) Text editing, print and the digital world. Aldershot: Ashgate
Gronroos, C. (2007) Service management and marketing – customer management in service competition. Chichester: John Wiley.
Kotler, P.; Keller, K. (2006) Marketing management. Upper Saddle River: Pearson Prentice Hall

Método de ensino

Aulas presenciais, tutorias e trabalho autónomo dos alunos.
As aulas presenciais terão um carácter teórico-prático, constituído por um primeiro momento de exposição teórica dos temas, conceitos e vocabulário específicos da área, seguido de exercícios práticos, apresentações orais e debates participados pelos alunos.

Método de avaliação

A avaliação será feita com base na seguinte ponderação:
- um trabalho escrito de investigação em grupo, máx. de 20 páginas (45%), com apresentação oral à turma (15%);
- Comentário individual de textos (30%) e participação (10%) na aula.

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