
Marketing e Comunicação da Informação
Código
722051370
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Formação ao Longo da Vida
Créditos
10
Professor responsável
Paula Ôchoa
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Compreender as funções a atividades do marketing e da comunicação organizacional
b) Entender os princípios básicos do comportamento informacional (perfis, necessidades, comportamentos, estilos de vida) nos novos paradigmas da comunicação
c) Entender e ser capaz de aplicar as técnicas fundamentais do marketing para a gestão de serviços: promoção, publicidade e relações públicas
Pré-requisitos
Não aplicável
Conteúdo
1.Marketing e comunicação de serviços de informação
Marketing para organizações não lucrativas
Criação e definição de estratégias de marketing
Os públicos
Serviços de informação
Instrumentos de uma estratégia: promoção, publicidade e relações públicas
2.Marketing e comunicação da informação
Direitos de acesso à informação
Instrumentos e produtos de promoção e comunicação da informação e da metainformação
Literacias e formação de utilizadores
3. Os novos paradigmas da comunicação em rede
Novos padrões de comunicação
Novos conteúdos e o utilizador prossumer. O utilizador como produtor de metainformação. Novos mediadores
4. Ao serviço da estratégia: produção e comunicação de conteúdos para vários media
Produção e publicação de conteúdos em medias tradicionais e na Web
Comunicação e Gestão da participação em plataformas Web
5. Ao serviço da estratégia: promoção, publicidade e relações públicas
Campanhas publicitárias
Relações públicas e organização de eventos
Bibliografia
Bell, A. (2009) Exploring web 2.0: second generation internet tools blogs, podcasts, wikis, networking, virtual works and more. Georgetown: Katy Crossing Press
Deegan, M.; Sutherland, K. (eds.) (2009) Text editing, print and the digital world. Aldershot: Ashgate
Gronroos, C. (2007) Service management and marketing customer management in service competition. Chichester: John Wiley.
Kotler, P.; Keller, K. (2006) Marketing management. Upper Saddle River: Pearson Prentice Hall
Método de ensino
Aulas presenciais, tutorias e trabalho autónomo dos alunos.
As aulas presenciais terão um carácter teórico-prático, constituído por um primeiro momento de exposição teórica dos temas, conceitos e vocabulário específicos da área, seguido de exercícios práticos, apresentações orais e debates participados pelos alunos.
Método de avaliação
A avaliação será feita com base na seguinte ponderação:
- um trabalho escrito de investigação em grupo, máx. de 20 páginas (45%), com apresentação oral à turma (15%);
- Comentário individual de textos (30%) e participação (10%) na aula.