Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

História social dos arquivos e da informação: das organizações ao pós-custodial

Código

722051377

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Formação ao Longo da Vida

Créditos

10

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

1. Perceber a importância da temporalidade e do contexto no estudo da informação e da sua forma de conservação arquivística.
2. Dominar os conceitos e a tradição disciplinar da História social.
3. Dominar os conceitos e a tradição disciplinar da Ciência Arquivística/ Ciências da Informação.
4. Apreender na diacronia a informação e os arquivos.
5. Aprender a localizar as fontes para uma história social da informação e dos arquivos
6. Dominar as técnicas de elaboração de um trabalho de investigação em história social da informação e dos arquivos

Pré-requisitos

Não aplicável

Conteúdo

1. Conceitos de história social e cultural.

2. Conceitos de Ciência Arquivística/ Ciências da Informação

3. História social dos arquivos e da informação: uma tradição disciplinar em formação.

4. A informação e os arquivos no tempo: uma visão global

5. História social dos arquivos no Ocidente europeu, do mundo greco-latino ao séc. XXI: grandes linhas

6. História social dos arquivos em Portugal, sécs. XII-XXI.

Bibliografia

Archives et nations dans l´Europe du XIXe siècle. ed. B. DELMAS, Ch. NOUGARET. Paris: École Nationale des Chartes, 2004

Archivi e storia nell´Europa del XIX secolo. 2 vols. Roma: Ministerio per i Beni Culturali, 2006

BLAIR, Ann, MILLIGAN, Jennifer - Introduction. Archival Science, vol. 7, n. 4 (Dezembro 2007), 289-296


BLOUIN, JR., Francis X., ROSENBERG, William G. - Processing the past : contesting authority in history and the archives. Nova Iorque : Oxford University Press, 2011

ROSA, Maria de Lurdes - “Apresentação Arquivos de família: para um roteiro de temas e problemas”, in Arquivos de família, séc. XIII-XX: que presente, que futuro? Mª de Lurdes Rosa (org.), pp. 15-30, Lisboa, IEM-CHAM-Caminhos Romanos, 2012

Método de ensino

O seminário será desenvolvido por meio de aulas presenciais e por trabalho autónomo dos alunos, supervisionado por tutorias individuais.
- As aulas presenciais terão um carácter teórico-prático, sendo constituídas por momentos de exposição teórica dos temas, conceitos, exercícios práticos, apresentações orais e debates participados pelos alunos.
- O trabalho autónomo dos alunos deve complementar e aprofundar os conhecimentos transmitidos em sala, promovendo a sua aprendizagem autónoma.

Método de avaliação

A avaliação será feita com base na seguinte ponderação:
- Apresentação e discussão de um texto teórico ou historiográfico (individual) – 50%
- Elaboração de um projecto de investigação sobre informação/ arquivos em contexto histórico (individual) (50%).

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